Como liberar o FGTS para compra de imóvel

Usar o FGTS para comprar um imóvel é uma prática bastante comum nas transações imobiliárias, porém existem basicamente 3 regras para o usar o FGTS ao financiar um imóvel.

Ao cumprir essas regras, o cliente, que neste caso é o comprador, estará elegível a ter o saque do FGTS liberado para a aquisição do imóvel. Conhecendo bem essas regras, o corretor de imóveis poderá orientar melhor o seu cliente antes de fazer a solicitação do saque.

Filipe Rocha é corretor de imóveis há 10 anos, especialista em financiamento imobiliário e proprietário da Filipe Rocha Imóveis em Barueri/SP. Siga o Filipe no instagram.

Ao usar o FGTS para comprar um imóvel, o cliente deverá estar ciente que só poderá solicitar novo saque em 2 anos, caso queira usá-lo para amortizar o financiamento.

Filipe Rocha explicou como usar o FGTS para comprar um imóvel neste vídeo, onde ele fala sobre todo o procedimento que é realizado até a liberação do saldo.

Confira 3 dicas com as regras para liberar o FGTS

É importante frisar que não seguir ou não atender as regras impede o uso do FGTS na compra de imóvel. Então é preciso entender como funcionam as regras e seguir os procedimentos para não ter maiores problemas e conseguir a liberação dos recursos do fundo de garantia para a realização do sonho da casa própria.

Regra 1

É preciso ter mais de 3 anos de contribuição na conta do FGTS. Essa é uma premissa muito simples e que pode afetar apenas quem é muito jovem ou aqueles que começaram a trabalhar e recolher o fundo de garantia a pouco tempo. Quem não trabalha registrado ou nunca trabalhou sob o regime CLT, ou seja, não tem registro na carteira profissional, também não tem acesso ao uso do FGTS.

Regra 2

Não é permitido o uso do FGTS para quem já possui imóvel quitado na região onde está negociando a compra de um novo imóvel. Ou seja, não é possível liberar o FGTS para quem é proprietário ou já tem um imóvel localizado em alguma das cidades limítrofes (área metropolitana) ou mesmo na região metropolitana onde vive ou trabalha.

Regra 3

O interessado em comprar um imóvel com o uso do FGTS também não pode ter outro imóvel com financiamento vigente em qualquer região do país. Isso é mais um impeditivo para liberar o fundo de garantia para a compra de imóvel. Para conseguir utilizar os recursos do FGTS em uma nova negociação, já tendo outro imóvel em seu nome, é preciso que ele esteja devidamente quitado.

Como usar FGTS para comprar imóvel

Outro aspecto importante para conseguir liberar o FGTS na aquisição de um imóvel é que essas regras também se aplicam ao casal, para efeitos de contratação e financiamento bancário.

Mais uma questão a ser observada para liberar o FGTS na compra de imóvel é que se o interessado já tiver um imóvel declarado no seu imposto de renda, mesmo que esteja em nome de terceiro, pode trazer implicações para o uso do fundo de garantia. O agente financeiro realiza pesquisas e análises econômicas no histórico do cliente e pode colocar obstáculos até que seja feita a regularização das informações.

Nessa série, você encontra diversas informações importantes sobre financiamento imobiliário.

São dicas para o corretor de imóveis se atualizar e ajudar os seus clientes fazerem ótimos negócios entendendo tudo que envolve a compra de um imóvel.

Veja o primeiro vídeo da série clicando aqui.

Participe do nosso canal! Deixe seu comentário e compartilhe uma experiência com os colegas de profissão.

E caso você ainda não receba a nossa newsletter, inscreva-se no final da página e seja avisado sempre que tiver um conteúdo novo! É só preencher o seu nome e e-mail.

Cursos para corretores de imóveis

Seja um corretor de imóveis formado pela melhor escola do estado de São Paulo. Veja mais informações aqui e solicite o contato de um consultor através do WhatsApp.

Já é corretor de imóveis credenciado e quer tirar o registro do CNAI para fazer avaliações imobiliárias? Temos o melhor curso pra você!

Veja as informações sobre o curso Avaliação de Imóveis aqui.

O mercado imobiliário está aquecido e esse é o melhor momento para você iniciar a carreira e fazer bons negócios!

Tem sugestões para o nosso canal? Envie para o e-mail comunicacao@ibresp.com.br

Post anterior

Muito além do CRECI: 5 coisas que você aprenderá no TTI

A corretagem de imóveis oferece muitas oportunidades para o profissional, porém, é preciso estar bem ... Read more

Próximo post

O uso do FGTS na compra de terrenos é permitido?

Muitas pessoas tem dúvida se é permitido o uso do FGTS na compra de terrenos, ... Read more

Ibresp

Recent Posts

Qual a porcentagem do corretor de imóveis?

O corretor de imóveis recebe como honorários uma porcentagem que pode ser de até 10%…

4 dias ago

Quanto um corretor de imóveis ganha de comissão?

Sabia que o corretor de imóveis pode ganhar uma comissão de até 10% e ainda…

6 dias ago

Quanto ganha de salário um corretor de imóveis?

O mercado imobiliário é tradicionalmente reconhecido por oferecer boas remunerações. Confira mais sobre o salário…

2 semanas ago

O que precisa para ser corretor de imóveis?

O mercado imobiliário é amplo e cheio de oportunidades para uma carreira de sucesso. Descubra…

2 semanas ago

Para ser corretor de imóveis, precisa ter faculdade?

Descubra como trabalhar como corretor de imóveis e se precisa ter faculdade ou se o…

3 semanas ago

O que faz e o que é um corretor de imóveis?

O mercado imobiliário é amplo e cheio de oportunidades para o corretor de imóveis ter…

3 semanas ago

This website uses cookies.