Tomada de decisão: entenda porque essa competência é essencial no mercado de imóveis

O que é a tomada de decisão?

O conceito da tomada de decisão pode até parecer simples, não é? Porém, ele é mais complexo do que muitos pensam, pois esse processo cognitivo envolve a razão e a emoção, ambas são importantes e fazem parte da tomada de decisão. 

Seja em qualquer âmbito a vida, a tomada de decisão está sempre sendo feita, seja através de uma ação ou até mesmo da omissão.

E na vida profissional não é diferente. Dessa forma, estar consciente desse processo, garante decisões mais apropriadas, de acordo com os resultados desejados. 

Porque a tomada de decisão é importante no mercado de imóveis?

Assim como na vida pessoal, a tomada de decisão é muito importante na vida profissional, ainda mais em mercados competitivos e que envolvem grandes transações e valores, como o mercado de imóveis, por exemplo. 

Algumas das áreas que são impactadas pela tomada de decisão no mercado imobiliário:

Gestão de pessoas

A tomada de decisão também é necessária para uma boa gestão de pessoas. Para isso, é preciso saber escolher os corretores adequados para compor a equipe, delegar tarefas e obter a credibilidade e confiança dos colaboradores. 

Vendas

A tomada de decisão também impacta nas vendas, afinal, esse processo pode ter diversos obstáculos, e o profissional precisa saber qual é o melhor caminho a seguir, de acordo com a situação. 

Além de coragem e responsabilidade ao agir, tendo como objetivo principal diminuir os riscos e aumentar as vendas. 

Negociação

A negociação no mercado de imóveis é dinâmica, por isso a tomada de decisão rápida e assertiva deve ser trabalhada. 

Assim, o profissional que atua nesse setor necessita ter uma boa base de informações sobre essa fase, seu cliente e mercado, para embasar as suas decisões. 

Liderança

Se você exerce ou pretende ter um cargo de liderança no mercado imobiliário, saiba que a tomada de decisão precisa ser trabalhada, pois essa é uma característica que pode fazer toda a diferença na hora de motivar e liderar a equipe e obter bons resultados. 

Como desenvolver a tomada de decisão na sua vida profissional

Tanto gestores, como outros profissionais que atuam no mercado de imóveis, precisam desenvolver a tomada de decisão. Para isso, é preciso trabalhar os seguintes pontos:

Planejar e definir metas

O planejamento e definição de metas é um passo importante para a tomada de decisões, pois através delas é que você consegue medir se os resultados obtidos com suas ações estão ou não sendo satisfatórios para atingir as metas estabelecidas. 

Sem esse planejamento, fica inviável medir os resultados almejados no mercado imobiliário. 

Ser resiliente

A palavra resiliência é muito utilizada no mundo dos negócios, mas você sabe o que ela significa? Ela está associada à capacidade que uma pessoa tem de se adaptar às mudanças, saber lidar com as pressões e superar obstáculos. 

Na tomada de decisões, ser resiliência é uma capacidade que precisa ser desenvolvida, afinal, mesmo com todos os cuidados, não há certeza de que os resultados obtidos serão os desejados. Então, é preciso lidar com eles da melhor forma, além de se adaptar em caso de mudanças no cenário econômico e mercado imobiliário, que acontece com frequência. 

Ter equilíbrio emocional

O equilíbrio emocional é a capacidade de lidar adequadamente com situações adversas e extremas, que são comuns no dia a dia de trabalho. 

Ser capaz de aguentar as pressões diárias dos colegas de trabalho, gestores e clientes, permite que desempenhe melhor seu papel dentro da imobiliária, por exemplo, além de ser uma forma de motivação para os colegas, e aumento da credibilidade com os clientes. 

Buscar resultados cada vez melhores

Na tomada de decisão, é preciso buscar resultados cada vez melhores, já que no mercado de imóveis, se conformar com resultados medianos é prejudicial.

Sair da zona de conforto e buscar soluções mais criativas e inovadoras pode ser uma ótima ação para obter melhores resultados. 

Estar aberto a novos aprendizados

Para melhorar o processo de tomada de decisão, é necessário buscar aprimoramento. O profissional do mercado imobiliário de hoje precisa estar aberto a novos aprendizados. 

Para atualizar métodos e processos, é essencial conhecer novas ferramentas e ideias que podem ser implementadas no mercado imobiliário. 

Assim, invista em cursos voltados para esse setor, como TTI, captação de clientes e fotografia para o mercado imobiliário, avaliação de imóveis, vendas e marketing digital, entre outros. 

Gostou de entender o porque a tomada de decisão é uma competência é essencial para qualquer profissional? Então aproveite e confira os cursos do IBRESP e aprimore seus conhecimentos e tomada de decisão para atuar no mercado de imóveis!

Post anterior

Captação de imóveis: como se especializar nessa etapa essencial para imobiliárias?

Engana-se quem pensa que somente o fechamento da negociação é a etapa mais importante, a ... Read more

Próximo post

Portabilidade de financiamento imobiliário

[dt_sc_h2 type="" ... Read more
Ibresp

Recent Posts

Qual a porcentagem do corretor de imóveis?

O corretor de imóveis recebe como honorários uma porcentagem que pode ser de até 10%…

4 dias ago

Quanto um corretor de imóveis ganha de comissão?

Sabia que o corretor de imóveis pode ganhar uma comissão de até 10% e ainda…

6 dias ago

Quanto ganha de salário um corretor de imóveis?

O mercado imobiliário é tradicionalmente reconhecido por oferecer boas remunerações. Confira mais sobre o salário…

2 semanas ago

O que precisa para ser corretor de imóveis?

O mercado imobiliário é amplo e cheio de oportunidades para uma carreira de sucesso. Descubra…

2 semanas ago

Para ser corretor de imóveis, precisa ter faculdade?

Descubra como trabalhar como corretor de imóveis e se precisa ter faculdade ou se o…

3 semanas ago

O que faz e o que é um corretor de imóveis?

O mercado imobiliário é amplo e cheio de oportunidades para o corretor de imóveis ter…

3 semanas ago

This website uses cookies.