Categories: Notícias

14,3 milhões de famílias querem comprar imóvel em dois anos

Pesquisa Datastore Series revela que o interesse de compra de imóvel chega a 28,17% nas famílias com renda mensal acima de R$ 1,5 mil

A compra da casa própria é a realização de um sonho e um desejo cada vez mais forte entre os brasileiros. Não é à toa que mais de 14,306 milhões de famílias em todo o país manifestaram o interesse de comprar um imóvel nos próximos 24 meses, segundo a pesquisa Datastore Series, produzida pela empresa especializada em estudos sobre o mercado imobiliário.

O número, que equivale a 28,17% do grupo que participou do estudo, no período de abril-maio de 2021, engloba famílias com renda mensal acima de R$ 1,5 mil em todo o Brasil.

Em relação ao levantamento anterior (março-abril) houve um pequeno aumento de 0,09% na intenção de compra de imóvel. Já na comparação com o período de maio de 2020 o crescimento foi bem maior, 20,96%.

Para o estatístico e CEO da Datastore, Marcus Araujo: “a demanda imobiliária mantém o movimento de crescimento ininterruptamente desde junho de 2020, e pelo sexto mês consecutivo o Brasil quebra a barreira de recorde na intenção de compra por móveis para os próximos 24 meses chegando a 14,306 milhões de famílias.”

Compra de imóvel em 12 meses

A pesquisa também revela que pelo menos 8,441 milhões de famílias têm intenção de tirar os planos do papel com a compra de imóvel nos próximos 12 meses. O número representa 59% do público (um substrato dos interessados em comprar imóveis em até 24 meses).

Na comparação com o levantamento anterior (março-abril) para a intenção de compra de imóvel em até 12 meses houve uma variação de 1%. Considerando o período de maio de 2020 o crescimento chegou a 15%.

Com base nos números da intenção de compra de imóvel nos próximos 12 meses, Marcus Araujo, da Datastore, projeta um segundo semestre excelente para o mercado imobiliário, com uma nova temporada de lançamentos de novos produtos altamente demandados.

“O substrato dos interessados em comprar imóveis em até 12 meses, ou seja, dentro de 2021 chega a 59%, algo que aconteceu pela última vez em 2009, agora são 8,441 milhões de famílias na intenção de compra mais imediata”, destaca o estatístico.

Os números positivos do levantamento são motivadores e inspiradores para os profissionais que atuam no mercado imobiliário e devem acelerar bastante o ritmo dos negócios nas imobiliárias e aumentar os ganhos para os Corretores de Imóveis.

Compra de imóvel por região

A pesquisa Datastore Series ressalta ainda que o aumento na intenção de compra de imóvel nos próximos dois anos ocorre praticamente em todas as regiões do Brasil.

1º Sudeste: 29,72% (+0,11%)

2º Centro-Oeste: 29,17% (+0,11%)

3º Brasil: 28,17% (+0,09%)

4º Sul: 27,48% (+0,17%)

5º Nordeste: 25,88% (+0,05%)

6º Norte: 23,96% (-0,21%)

“Historicamente, desde a virada para o século 21, nunca um contingente tão grande de famílias teve interesse em adquirir imóveis. Isso se deve ao fato de os imóveis terem se adaptado aos tamanhos menores oferecendo tickets finais mais acessíveis para a classe média do que em 2010, por exemplo, e os produtos populares terem juros muito acessíveis em 2021, do que 10 anos atrás. Observem que Sudeste [produção] e Centro-Oeste [agronegócio] disparam na frente e se aproximam dos 30%”, analisa Marcus Araujo.

A Datastore Series é uma pesquisa que apresenta dados do mercado imobiliário com projeções e análises mensais sobre a movimentação do setor. A análise pode ser feita por abrangência nacional, regional, mensal, trimestral, quadrimestral e pode, inclusive, indicar os próximos passos dos compradores de imóveis residenciais.

A Datastore Series é consistente e traz dados coletados com abrangência nacional desde 2007 por meio de uma amostra ultra consistente com mais de mais de 245 mil entrevistas.

Marcus Araujo é autor do best-seller Meu Imóvel, Meu Mundo, criador do algoritmo que pesquisou 648 bilhões de VGV imobiliário e reconhecido como o Mago do Imobiliário. Em 1994 fundou a Datastore, empresa especializada em pesquisas de demanda para o setor imobiliário. Conheça os produtos e serviços no site: www.datastore.com.br

Se você acredita que essa informação é de utilidade pública, aproveite para compartilhar este post com seus amigos.

Post anterior

Entenda as siglas CNAI e PTAM na Avaliação de Imóveis

Avaliação de Imóveis é uma área muito promissora do mercado imobiliário e cheia de oportunidades ... Read more

Próximo post

Você recomenda o curso Avaliação de Imóveis

Avaliação de Imóveis é uma área muito promissora do mercado imobiliário e cheia de oportunidades ... Read more

Ibresp

Recent Posts

Como o corretor pode usar tours virtuais de imóveis?

Com um mercado imobiliário cada vez mais tecnológico os tours virtuais de imóveis são mais…

2 dias ago

Como o corretor pode fazer o checklist da venda de imóveis?

O checklist da venda de imóveis é mais uma estratégia importante para o corretor se…

4 dias ago

Qual a porcentagem do corretor de imóveis?

O corretor de imóveis recebe como honorários uma porcentagem que pode ser de até 10%…

1 semana ago

Quanto um corretor de imóveis ganha de comissão?

Sabia que o corretor de imóveis pode ganhar uma comissão de até 10% e ainda…

2 semanas ago

Quanto ganha de salário um corretor de imóveis?

O mercado imobiliário é tradicionalmente reconhecido por oferecer boas remunerações. Confira mais sobre o salário…

2 semanas ago

O que precisa para ser corretor de imóveis?

O mercado imobiliário é amplo e cheio de oportunidades para uma carreira de sucesso. Descubra…

3 semanas ago

This website uses cookies.