Select Your Style

Choose your layout

Patterns for Boxed Layout

  • pattern1
  • pattern2
  • pattern3
  • pattern4
  • pattern5

Color scheme

  • color-cyan
  • color-cyan-yellow
  • color-dark-pink
  • color-grayish-blue
  • color-grayish-green
  • color-grayish-orange
  • color-light-red
  • color-magenta
  • color-orange
  • color-pink
  • color-white-avocado
  • color-white-blue
  • color-white-blueiris
  • color-white-blueturquoise
  • color-white-brown
  • color-white-burntsienna
  • color-white-chillipepper
  • color-white-eggplant
  • color-white-electricblue
  • color-white-graasgreen
  • color-white-gray
  • color-white-green
  • color-white-lightred
  • color-white-orange
  • color-white-palebrown
  • color-white-pink
  • color-white-radiantorchid
  • color-white-red
  • color-white-skyblue
  • color-white-yellow
IBRESP IBRESP
  • Acessar | AVA
Menu
  • Loja
  • Cursos
    • TTI – TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS
    • Curso Avaliação de Imóveis
    • Curso Documentação Imobiliária
    • Curso captação de imóveis na prática
    • Curso de Fotografia Imobiliária
    • Curso Marketing Imobiliário
    • Curso Perito Judicial
    • Técnicas de Negociação e Vendas
    • Curso Inferência Estatística
    • Curso Gestão de Locação de Imóveis
    • Curso Síndico Profissional
    • Administração de Condomínios
    • Curso TOKENIZAÇÃO IMOBILIÁRIA
    • Cursos Gratuitos
    • Programa Especialista
    +
    +
  • O IBRESP
    • Polos
    • Área do aluno
    • Institucional e equipe
    +
    +
  • Conteúdo
    • Blog
      • Notícias
      • Mindset
      • Mercado Imobiliário
      • Estratégia e Vendas
      • Novas Tecnologias e Marketing
      • Dicas para Corretores de Imóveis
      +
    • Vídeos
    • Biblioteca
    +
    +
  • Espaço do Corretor
  • Acessar AVA

Como usar a análise SWOT no mercado imobiliário

Home Estratégia e Vendas Como usar a análise SWOT no mercado imobiliário
Como usar a análise SWOT no mercado imobiliário
21 set

Como usar a análise SWOT no mercado imobiliário

Ibresp

|

Corretor de imóveis, estratégias de vendas, mercado imobiliário, SWOT

|

Estratégia e Vendas

|

2

Descubra o que é e como utilizar a análise SWOT no mercado imobiliário para melhorar os seus negócios e vendas

Ter bons resultados profissionais e pessoais requer dedicação e conhecimentos em diversas áreas, porém ao utilizar ferramentas específicas, como a análise SWOT é possível alavancar seus resultados no mercado imobiliário.

A venda de imóveis continua em alta, até mesmo após o aumento da taxa Selic. As vendas entre janeiro e março tiveram um aumento de 6,2% comparado a 2021.

Entretanto, para aproveitar as oportunidades do mercado, é necessário utilizar uma boa estratégia imobiliária, como a análise SWOT também conhecida como técnica FOFA.

Quer saber como utilizar a análise SWOT no mercado imobiliário? Então, acompanhe a leitura deste post.

Por que utilizar uma análise SWOT no seu negócio?

Muitas ferramentas podem ajudar e facilitar diversos processos em uma empresa e na carreira de um profissional, e na gestão imobiliária não é diferente.

É o caso da análise SWOT, abreviação do inglês que significa Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, ou em português Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

A técnica pode ser utilizada para fazer um planejamento com mais assertividade, baseado em uma matriz.

Como aplicar a análise de SWOT?

Agora que você já sabe a importância de ter uma estratégia imobiliária sólida e o uso de SWOT, agora é necessário saber como aplicá-la.

Primeiramente, se você possui uma equipe, o ideal é fazer uma reunião de brainstorming para cada um expor suas ideias, sempre considerando os pontos positivos e pontos negativos com base na realidade e presteza.

Após isso, é necessário para aplicar a análise SWOT:

  1. Defina o objeto de estudo (análise)
  2. Divida seu objeto de estudo em 4 partes, podendo utilizar desde uma folha de papel e até programas como excel para visualizar seu objeto de estudo.

Os quadrados de cima devem ser sobre o ambiente interno, e os de baixo do externo. Os do lado esquerdo devem conter os pontos positivos e oportunidades, e o da esquerda, os pontos negativos e ameaças.

Dessa forma, para fazer a análise SWOT no mercado imobiliário, insira informações como, por exemplo:

Pontos positivos

  • Conhecimento da equipe na região em que atuam
  • Especialidade próprias como avaliação de imóveis, bom relacionamento com os clientes
  • Quantidade de clientes cadastrados
  • Quantidade de imóveis cadastrados ou de contratos realizados

Oportunidades

  • Inserção em sites e portais específicos e na região que a imobiliária atua
  • Parcerias que permitem o aumento de vendas, negócios e clientes
  • Cursos, palestras e consultorias que aumentam o networking e conhecimentos a equipe

Pontos negativos

  • Falta de conhecimento em tecnologias, plataformas inovações do mercado imobiliário
  • Falta de investimento em determinadas áreas que ajudam no crescimento da imobiliária
  • Problemas com qualidade, atendimento, pontualidade, contrato
  • Pouca variedade de serviços, imóveis e soluções aos clientes

Ameaças

  • Crise econômica
  • Aumento das taxas de juros
  • Concorrentes
  • Mudanças legais no mercado imobiliário e nas carreiras da área

A partir disso, é possível analisar o cenário atual da imobiliária e do mercado, facilitando a tomada de decisões, evitando fracassos, a implementação de melhorias e a conquista de metas da imobiliária e de cada colaborador.

Gostou de saber como usar a análise SWOT no mercado imobiliário? Então, aproveite e conheça os cursos do IBRESP e alavanque a sua carreira na área de imóveis. Para mais conteúdos e dicas do mercado imobiliário, acompanhe sempre o blog do IBRESP.

Post anterior
Como trabalhar como avaliador de imóveis

Como trabalhar como avaliador de imóveis?

Você já ouviu falar no curso de avaliador de imóveis? Conheça essa atividade profissional e ... Read more

Próximo post
Estratégias e dicas para o corretor na captação de imóveis

Estratégias e dicas para o corretor na captação de imóveis

Quer melhorar as vendas e o relacionamento com seus clientes? Então, confira como fazer a ... Read more

  • facebook
  • twitter
  • linkedin

Comentários ( 2 )

  • Patrícia dos Santos
    21 set 2022

    existe exemplos??

    Responder
    • IBRESP
      27 set 2022

      Olá Patrícia, obrigado pela mensagem!

      O conteúdo do texto sobre SWOT se refere ao mercado imobiliário e você conferir sua aplicação no subtítulo Como aplicar a análise de SWOT?

      Boa sorte!

      Responder

Comente aqui Cancelar resposta

Footer Logo IBRESP

Assine nossa newsletter


Associado ABED

Associado ABED

Nossas sedes

Sede São Paulo
Alameda dos Guatas, 659 - Planalto Paulista
São Paulo - SP | 04053-042

(11) 2578-3652

comunicacao@ibresp.com.br

Sede Minas Gerais
Rua Dom Assis, 66 - Centro
Pouso Alegre - MG| 37550-022

(35) 3022-8345

contato@etemg.com.br

Copyright © 2025 Ibresp - Todos os direitos reservados
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
Cookies configuraçõesAceitar
Manage consent

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Funcional

Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Performance

Os cookies de desempenho são usados ​​para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Analíticos

Cookies analíticos são usados ​​para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

Propaganda

Os cookies de publicidade são usados ​​para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.

Outros

Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados ​​e ainda não foram classificados em uma categoria.

Necessário

Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.

SALVAR E ACEITAR