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Como fazer um networking eficaz no mercado imobiliário

Networking é uma palavra em inglês que indica a capacidade de formar uma rede de contatos para benefício mútuo no âmbito profissional. “Fazer networking” de forma eficaz é quase uma obrigação no mundo empresarial, e os vínculos estabelecidos podem gerar muitos negócios entre os envolvidos. Quanto maior for a rede de contatos, maior será a possibilidade de conseguir uma boa colocação profissional, obter mais clientes e formar parcerias. Com a concorrência acirrada, principalmente na área de vendas, essa é uma grande estratégia.

Importância do networking

Para se ter uma ideia da importância em investir em um bom networking, imagine que um futuro comprador precise de um imóvel. Ele começa a perguntar para conhecidos, até que alguém vai indicar um corretor que já conhece ou aquele que primeiro veio à – justamente aquele que mais investe em seus contatos. O mesmo vale para as parcerias

Business Communication Duplicate model

imobiliárias, quem tiver uma rede maior de contato e se fizer mais presente no meio dela será mais lembrado. É o famoso “boca a boca”, porém estratégico.

Quando se fala que ações de networking devem ser estratégicas é porque não se resume apenas a ter uma grande lista de contatos, mas mantê-la ativa e se fazer presente na vida dos outros profissionais. Lembre-se de que qualidade é melhor que quantidade. Não há necessidade de ter uma longa lista de contatos, mas não conseguir interagir com eles. É melhor focar em poucos contatos de qualidade, que tenham a ver com seu negócio.

Não espere um momento difícil para iniciar o networking – ele deve ser frequente para ser eficaz. Um relacionamento se constrói a longo prazo, então é preciso começar o quanto antes. Tenha paciência e deixe a ansiedade de lado. A relação deve ser construída com naturalidade, portanto, não force a barra dos seus contatos.

Dicas para criar um network eficaz no ramo imobiliário

Organize os seus contatos

Liste todos os seus contatos em uma planilha com informações de cada um, como nome, empresa, telefone, e-mail, observações, profissão etc. Outra dica é distribui-los em  categorias, como clientes, clientes em potencial, colegas de trabalho ou concorrentes. Por fim, crie estratégias para relacionar-se com eles, como envio de  e-mail marketing, mensagens por celular, agendamento de happy hours ou o que mais combinar com cada grupo de contato.

Participe de eventos

É muito importantes participar de cursos, lançamentos, palestras, jantares, conferências e outros locais em que os seus futuros contatos circulam. Eventos específicos do ramo imobiliário são ótimos para conhecer pessoas do meio ou ampliar a carteira de clientes.

Redes sociais digitais

LinkedIn e Facebook são ótimas formas de estabelecer vínculos, mostrar suas habilidades profissionais e interagir em grupos de discussão e chats.  Mantenha os perfis sempre atualizados e tome cuidado com postagens de cunho pessoal que podem prejudicar a sua imagem. Se optar por investir, geralmente os custos são baixos e o retorno é certo se a estratégia estiver bem definida.

Peça indicação

Peça que conhecidos o indiquem ou o apresentem para outras pessoas, principalmente aquelas que sejam indispensáveis para o seu crescimento.

Cartão de visitas

Tenha um cartão de visitas sempre à mão para entregar a clientes potenciais, formar parcerias e se fazer conhecido no mercado. A imobiliária geralmente disponibiliza o cartão para o corretor, mas nada impede que você o faça por conta própria.

Troca-troca

Da mesma forma que você quer ser lembrado, é preciso dar alguma retribuição à sua rede de contatos e ajudá-la também. A troca é a base do networking. Ao indicar os amigos, faça questão de mostrar que você os indicou e, sempre que o indicarem, agradeça e retribua quando possível. Lembre-se de não procurar seus contatos apenas para pedir favores: a troca deve ser natural e não forçada.

Você tem praticado o networking no mercado de trabalho? Conte para a gente nos comentários!

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