Ingressar na profissão de corretor de imóveis é o sonho de muitos jovens e adultos que querem mudar de ramo, já que a carreira oferece várias oportunidades de crescimento, independência e ganhos ilimitados – desde que haja muita dedicação, é claro. Mas, ao contrário do que muitos imaginam, fazer corretagem imobiliária requer muito estudo e o cumprimento de vários requisitos definidos pelo Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (COFECI), já que a profissão é regulamentada desde 1978. Por isso, é comum o iniciante ficar um pouco perdido sem saber bem como ingressar na carreira, mas um fator é primordial: a carteira de estágio do CRECI, o conselho regional. Veja no post de hoje como ter a carreira de estágio do CRECI-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo).
Estágio, início da experiência prática
A carteira de estágio é necessária para que o iniciante conheça como a carreira desenvolve-se na prática. Ele é supervisionado por um profissional, que pode ser autônomo ou vinculado a uma imobiliária. No entanto, é preciso seguir alguns procedimentos, e o primeiro passo para conseguir a carteira de estagiário é fazer um dos cursos de capacitação necessários para tornar-se um corretor de imóveis: Gestão em Negócios Imobiliários ou Técnico de Transações Imobiliárias (TTI). Mas cuidado, porque, para ser válido, a instituição de ensino tem que ser aprovada pelo Conselho Estadual de Educação e reconhecida pelo COFECI, como o Ibresp, por exemplo.
Processo é rápido e simples
É sempre bom lembrar que o pedido da carteira de estágio pode ser solicitado tanto para estudantes presenciais quanto os de cursos EAD, sem qualquer distinção. Ele também pode ser requerido caso você já tenha o título de Técnico em Transações Imobiliárias ou o diploma de curso superior sequencial e tecnológico de Ciências Imobiliárias/Gestão Imobiliária. A inscrição para o registro de estagiário pode ser feita pela internet no site do CRECI-SP pelo link “Inscrição Estagiário”.
Você deve preencher todos os formulários, fornecer as documentações exigidas e pagar as taxas necessárias. Depois disso, você deve protocolar o pedido em uma das delegacias sub-regionais ou seccionais mais próximas de você. Pronto, assim que seu pedido for aprovado e chegar a sua carteirinha, você já pode começar sua experiência prática na profissão de corretor de imóveis com o pé direito!
Se quiser saber mais sobre os cursos exigidos pelo COFECI, conheça e matricule-se agora mesmo no Ibresp. Você conta com a experiência de líderes de mercado e conquista um diferencial para a sua carreira!
Qual melhor tipo de imóvel para investir?
Tipo de imóvel para investir: usado, comercial na planta ou quem sabe terreno? Entra ano, sai ... Read more
Como ser um corretor de sucesso
Quer ser um corretor de sucesso e não sabe como? Atingir o sucesso no cargo ... Read more
Como corretor iniciante, estou impressionado com as informações fornecidas por este site. Parabéns pelo trabalho.
Olá, Cicero! Tudo bem?
Que bom ter gostado das informações! Estamos trabalhando para oferecer sempre o melhor conteúdo para os profissionais do mercado imobiliário. Assine a newsletter e acompanhe as novidades que vem por aí!
Estou finalizando o processo para solicitar a carteirinha “definitiva” …
Devo dizer que o processo todo é deveras burocrático. Para piorar, recebi poucas e limitadas orientações na Delegacia do CRECI da minha cidade … Parece até proposital mesmo, para que você erre e tenha que voltar várias vezes…
Ainda bem que existe sites e locais como este.
Já fiz o curso técnico em transações imobiliárias no INED FUI APROVADO EM TODAS AS MATÉRIAS. PRECISO DO ESTÁGIO, COMO POSSO FAZER PODE SER AOS SÁBADOS?.