Categories: Mindset

6 hábitos negativos dos corretores de imóveis para vencer

Início de ano, pós-férias, novas expectativas para o futuro, esperança no novo ciclo que se inicia e uma vontade muito grande de que as coisas se modifiquem para melhor e não fiquem só nas promessas clichês de todo ano novo. Só que, para isso acontecer, é preciso realmente olhar para trás, identificar onde estiveram os erros e, principalmente, erradicar cada um deles, por mais que já sejam hábitos arraigados.

Sim, porque maus hábitos são capazes de atravancar o crescimento profissional no mercado imobiliário. Entretanto, na maioria das vezes, os corretores de imóveis sequer percebem que eles existem. Será esse o seu caso? Será por isso que seus anúncios não têm o retorno esperado? Veja alguns exemplos e descubra o que pode ser mudado, de verdade, para começar 2017 com ações inovadoras e se tornar, mais ainda, um corretor de sucesso! 

1. Falar demais

Muitos corretores de imóveis acham que, se falarem bastante, vão conseguir convencer o cliente de que aquela é a melhor escolha. Só que a boa estratégia não está em falar muito, mas em falar as coisas certas. Para saber quais são elas, é preciso ouvir o cliente, conhecer suas expectativas, sonhos, dúvidas e angústias. Mas, quem fala muito não ouve o outro direito.

Então, que tal começar a exercitar a boa virtude de saber ouvir? Conhecer seu cliente a fundo é essencial para antecipar os seus desejos com ações assertivas. Isso ajuda o corretor de imóveis de várias formas:

  • Reduz o tempo de negociação;
  • Aumenta a taxa de fechamento de contratos;
  • Cria um relacionamento de confiança, que pode render ainda mais frutos adiante.

Pense nisso. 

2. Demorar para responder a um contato

Há muitos corretores de imóveis que reclamam que o mercado está ruim, mas a verdade é que não dão muita atenção aos contatos:

  • Relaxam nas respostas no Facebook;
  • Prometem ligar mais tarde;
  • Demoram para responder a um e-mail;
  • Até ignoram o contato que só é feito por meio do correio eletrônico.

Parabéns: se você faz isso, deixou seu cliente no ponto para a concorrência pegá-lo. E é o que acontece: se o cliente já o procurou interessado em um imóvel, ele está a um passo de fechar negócio e você foi agraciado com essa excelente chance de negócio. Se perdê-la, pode ter certeza que outro a aproveitará.

Hoje em dia, então, não tem desculpa! Com smartphones, tabletswi-fi e 4G, todo mundo vive conectado o tempo todo. Em um mundo no qual as pessoas se falam de qualquer lugar, se um corretor de imóveis demora a responder outro com certeza já está na fila — e na preferência do cliente. 

3. Deixar de se atualizar profissionalmente

O mundo globalizado vive um processo contínuo de mudança, em que, muitas vezes, coisas de poucos anos atrás já se tornaram obsoletas. As mudanças tecnológicas praticamente se atropelam no dia a dia e trazem, a reboque, outras mudanças de:

  • Comportamento;
  • Atitude;
  • Hábitos;
  • Experiência de compra;
  • Análise;
  • Relacionamento.

No meio disso tudo, os corretores de imóveis que não se atualizam na profissão estão praticamente cedendo seu lugar a outros mais conectados com a realidade atual. O corretor deve estar sempre procurando se atualizar. Ele pode conseguir isso aproveitando cursos, eventos, encontros e notícias, lendo bastante e estudando todos os muitos aspectos que envolvem o mercado imobiliário. A profissão é complexa, mas, quanto mais preparado para ela você estiver, maiores serão as suas chances de sucesso. 

4. Não prestar muita atenção ao cliente

Todo cliente gosta de atenção; até você, quando é cliente de alguém. E não há nada mais decepcionante do que um corretor de imóveis que esquece as características do cliente e pergunta tudo de novo. E aí, ele fica com aquela sensação de “eu já disse isso“, “vai perguntar outra vez?“, “mas você não sabe ainda?”.

Dê-lhe atenção, porque é ele — o cliente — a peça fundamental da sua profissão, e essa dica vale para todas as profissões e todos os relacionamentos. Se uma pessoa importa, nós prestamos atenção nela.

5. Não cumprir o que prometeu

Esse é um problema sério, que chega a ser uma questão de personalidade. É claro que há ocasiões em que alguma promessa se tornou realmente impraticável, por algum imprevisto. Entretanto, caso haja dúvida se algo pode ou não ser feito, simplesmente não prometa. Essa é outra atitude extremamente decepcionante, que muita gente leva da vida pessoal para a profissional e que é muito ruim em ambas. 

6. Basear-se em “achismos”

O “achismo” não é uma ciência exata, muito pelo contrário: ele mostra logo que você não está preparado para lidar com uma determinada situação. Pior: fica a indelével impressão de que não está levando o outro a sério. Essa é uma característica comum de pessoas despreparadas e inseguras, que, por não ter conhecimento, falam qualquer coisa, mesmo sem ter base.

Não é melhor criar uma base, então? Mais uma vez: estude, leia e faça seu dever de casa. Antes de sair, pesquise sobre tudo que envolve sua negociação ou seu compromisso. Assim, você vai passar mais segurança e credibilidade. Se não dominar um tema, seja sincero: diga que vai pesquisar e entrará em contato posteriormente, com a resposta — e não esqueça de cumprir o prometido. Isso melhora a impressão do cliente sobre você, favorece seu marketing pessoal e ambos saem ganhando. 

Você se identificou em algum desses hábitos? Então, é hora de se livrar dele. Além disso, compartilhe esse artigo em suas redes sociais: a integração de ideias é fundamental para o crescimento de todos!

Post anterior

Mudar de profissão: quando e como encarar esse desafio?

A maior parte das pessoas sonha com uma etapa da vida em que algo aconteça: ... Read more

Próximo post

Aluguel de temporada: dicas para anunciar com mais eficácia

Com a chegada do verão e das férias escolares e coletivas nas empresas, muitas pessoas ... Read more

Ibresp

Recent Posts

Qual a porcentagem do corretor de imóveis?

O corretor de imóveis recebe como honorários uma porcentagem que pode ser de até 10%…

4 dias ago

Quanto um corretor de imóveis ganha de comissão?

Sabia que o corretor de imóveis pode ganhar uma comissão de até 10% e ainda…

6 dias ago

Quanto ganha de salário um corretor de imóveis?

O mercado imobiliário é tradicionalmente reconhecido por oferecer boas remunerações. Confira mais sobre o salário…

2 semanas ago

O que precisa para ser corretor de imóveis?

O mercado imobiliário é amplo e cheio de oportunidades para uma carreira de sucesso. Descubra…

2 semanas ago

Para ser corretor de imóveis, precisa ter faculdade?

Descubra como trabalhar como corretor de imóveis e se precisa ter faculdade ou se o…

3 semanas ago

O que faz e o que é um corretor de imóveis?

O mercado imobiliário é amplo e cheio de oportunidades para o corretor de imóveis ter…

3 semanas ago

This website uses cookies.