Categories: Mercado Imobiliário

Vistoria: ponto chave da negociação de imóveis

Uma das vantagens da corretagem de imóveis é que há várias frentes de trabalho: vendas, administração, captação, locação e vistoria de imóveis, por exemplo. Este último aspecto – a vistoria – merece muita atenção. O registro adequado da condição do imóvel no início e no fim da locação ou na hora da compra é indispensável para evitar problemas para todos os envolvidos, favorece a negociação e ainda ajuda o corretor de imóveis a fidelizar todos os clientes: locador, locatário, vendedor e comprador.

Mas, afinal, o que é a vistoria?

O corretor de imóveis deve ter em mente que a vistoria é muito mais do que avaliar se há janelas quebradas, fiação sem problemas ou danos à estrutura, mas que há diversos outros fatores que devem ser levados em conta para evitar prejuízos e a perda do cliente. A condição inicial do imóvel que será locado, por exemplo, deve ser detalhada em um laudo de vistoria inicial para que seja respeitada pelo futuro inquilino. Dele deve constar a descrição detalhada de cada cômodo com o equivalente rol de acessórios e observações em relação às características e ao estado de conservação de paredes, luminárias, forros, caixilhos, instalações elétrica e hidráulica, piso, paredes, etc.

Muita atenção aos detalhes

Alguns detalhes importantes costumam passar despercebidos, mas devem receber especial atenção tanto na vistoria de locação quanto na negociação de um apartamento para compra. Um deles é em relação à pintura e à espessura das paredes. Se a tinta estiver desgastada ou manchada, por exemplo, isso provavelmente significará um investimento para a atualização do acabamento, que deve ser acordado com o locador ou vendedor — ou entrar no orçamento de reforma do cliente. Por outro lado, paredes com pinturas ou reboco muito grosso podem estar escondendo infiltrações e rachaduras, que podem significar um gasto substancioso ao futuro proprietário.

Disjuntores, registros de água (torneiras, sifões e louças), pia da cozinha, do banheiro, portas e janelas abrindo e fechando corretamente — tudo deve estar em ordem para que o laudo de vistoria inicial possa ser fechado. Para a compra, é indispensável medir todos os cômodos para ter certeza que o comprador receberá a metragem que está comprando por aquele preço de m2. Já no caso da locação, é interessante também que sejam realizadas vistorias no decorrer do contrato para verificar se as condições originais do imóvel estão sendo respeitadas e evitar dor de cabeça na hora da entrega do mesmo.

Importância da vistoria

Da mesma forma que a inicial, a vistoria final deve ter rigor na averiguação das condições do imóvel locado. Ela também deve ser registrada em laudo e anexada à documentação para evitar a extrapolação nas exigências feitas pelo proprietário ou o desleixo do locatário. De uma forma geral, entretanto, a simples existência do laudo de vistoria já inibe a falta de cuidado do locatário.

A vistoria é, portanto, a melhor forma de proprietários e locatários se resguardarem de problemas futuros — essa prática poupa a imobiliária de problemas desnecessários na hora de intermediar a devolução. Por outro lado, nas negociações de venda, ela é fundamental para a obtenção de um preço justo e transparente.

Dessa forma, a vistoria bem elaborada e tecnicamente rigorosa é um instrumento que favorece a todos os lados — e ainda solidifica a sua imagem profissional no mercado imobiliário.

Quer saber mais sobre vistoria de imóveis? Se ainda ficou alguma dúvida, compartilhe-a conosco aqui nos comentários!

Post anterior

3 cursos por menos de R$600 cada- Corretor de Imóveis

Você já deve estar cansado de ouvir que a profissão de corretor de imóveis oferece ... Read more

Próximo post

Política implica em vendas

O país está passando por profundas mudanças políticas e econômicas, uma fase em que a ... Read more

Ibresp

View Comments

  • Bom dia !!!
    Sou vistoriadora de Imóveis já fazem 15 anos, além do laudo bem detalhado, faço muitas fotos e crio um link que é anexado no laudo, ajuda muito na hora da desocupação, é só uma dica de complementação.
    E agora sou corretora também.
    obrigada

    • Olá Maria Giusti, obrigado pela mensagem!

      É sempre bom ver uma corretora que conhece bem um assunto compartilhar seu conhecimentos com os colegas.

Recent Posts

Qual a porcentagem do corretor de imóveis?

O corretor de imóveis recebe como honorários uma porcentagem que pode ser de até 10%…

3 dias ago

Quanto um corretor de imóveis ganha de comissão?

Sabia que o corretor de imóveis pode ganhar uma comissão de até 10% e ainda…

5 dias ago

Quanto ganha de salário um corretor de imóveis?

O mercado imobiliário é tradicionalmente reconhecido por oferecer boas remunerações. Confira mais sobre o salário…

1 semana ago

O que precisa para ser corretor de imóveis?

O mercado imobiliário é amplo e cheio de oportunidades para uma carreira de sucesso. Descubra…

2 semanas ago

Para ser corretor de imóveis, precisa ter faculdade?

Descubra como trabalhar como corretor de imóveis e se precisa ter faculdade ou se o…

2 semanas ago

O que faz e o que é um corretor de imóveis?

O mercado imobiliário é amplo e cheio de oportunidades para o corretor de imóveis ter…

3 semanas ago

This website uses cookies.