Categories: Mercado Imobiliário

Mercado imobiliário: o setor que venceu a pandemia e deve bombar em 2021

O mercado imobiliário conseguiu vencer a crise causada pela pandemia do novo coronavírus. Neste ano, a expectativa também é favorável para o setor, com lançamentos, construção civil aquecida e taxa Selic baixa, que animam os profissionais do setor que promete bombar em 2021!

Mercado imobiliário venceu a crise causada pela pandemia

Ao contrário de outros mercados que ainda sentem a crise causada pela pandemia, o setor de imóveis teve boa recuperação e promete bombar em 2021, segundo especialistas.

A recuperação do setor de imóveis pode ser comprovada pelos números do ano passado. No terceiro trimestre de 2020, as vendas aumentaram 57,5%, comparado ao segundo trimestre do mesmo ano.

A Pesquisa do Mercado Imobiliário do departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP (Sindicato da Habitação) informou que no período entre novembro de 2019 a novembro de 2020, foram comercializadas 49.598 unidades residenciais na cidade de São Paulo. O aumento foi de 4,5% em relação ao período de novembro de 2018 a novembro de 2019.

Os lançamentos e vendas tiveram boa recuperação em novembro de 2020, como demonstrou a pesquisa do Secovi-SP. Assim, a expectativa dos empresários do setor é que os bons números se mantenham em 2021.

Com a pandemia, as pessoas ficaram mais em casa devido à necessidade do isolamento social e home office. Com isso, ficou mais evidente a necessidade de ter uma casa mais confortável. 

Dessa forma, houve crescimento por imóveis mais espaçosos, que permitem o home office, condomínios com área de lazer e apartamentos com varanda gourmet.

Imóveis com essas características se mostraram como algumas das tendências durante a pandemia e tendem a continuar por um bom tempo, favorecendo empresas e profissionais do mercado imobiliário que trabalham com propriedades desse padrão.

Outra tendência nesse momento é a busca por imóveis mais afastados dos grandes centros, em regiões mais interioranas, com mais áreas verdes e de lazer. 

Lançamentos imobiliários e construção civil aquecida em 2021

O mercado de lançamentos de imóveis teve uma queda durante o ano de 2020. Entretanto, em 2021 a sua recuperação é visível. Empresários do setor estão mais otimistas neste ano e tendem a lançar mais empreendimentos do que em 2020.

O preço dos insumos também foi um dos empecilhos para a construção civil em 2020. Contudo, em setembro a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) entregou documento ao governo federal sobre o aumento abusivo dos preços.

Todas essas ações impactaram no mercado e permitem a recuperação dos lançamentos imobiliários em 2021. 

Taxa Selic deve continuar baixa em 2021

Em 2020, a taxa básica de juros (Selic) teve uma baixa histórica, chegando a 2%. Com isso, o financiamento imobiliário ficou mais interessante para o comprador e, consequentemente, para o mercado imobiliário.

O setor teve um crescimento nas vendas de imóveis, mesmo durante a pandemia. No período entre janeiro e setembro de 2020 houve um aumento nas vendas, de 8,4% comparado ao mesmo período de 2019. Essa divulgação foi feita em um balanço do mercado imobiliário, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e divulgado em novembro de 2020.

Os números foram favoráveis mesmo com a queda no número de lançamentos, que diminuiu 27,9% e sua oferta caiu 13%, comparados aos 9 primeiros meses de 2019.

Financiamento imobiliário oferece boas condições para investir em imóveis

Segundo estudo realizado pela Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF), o ano de 2020 foi bom para o mercado imobiliário, ao contrário de outros setores. Esse bom resultado foi devido à combinação de juros baixos, ambiente econômico e os estímulos adotados pelos bancos. 

Com incentivo de instituições bancárias, que aumentaram o limite de crédito imobiliário e reduziram os juros, o financiamento imobiliário ficou mais interessante e oferece boas condições para a compra de uma propriedade em 2021.

Quer saber mais sobre os bons números e expectativa para o mercado imobiliário em 2021? Então aproveite e confira nosso post “Buscas por imóveis crescem no Brasil: home office e juros baixos criam o cenário perfeito para a compra de imóveis”.

Gostou de saber como o setor de imóveis venceu a crise e os motivos que podem fazer o setor bombar em 2021? Então acompanhe o blog do IBRESP e fique por dentro das novidades e conteúdos sobre o mercado imobiliário!

Post anterior

O que esperar do mercado imobiliário em 2021?

O mercado imobiliário é um dos setores que mais se recuperou da crise causada pela ... Read more

Próximo post

Comissão de corretor de imóveis: Tire suas dúvidas!

A comissão de corretor de imóveis é a sua remuneração pelos serviços prestados pelo profissional, ... Read more

Ibresp

Recent Posts

Como o corretor pode usar tours virtuais de imóveis?

Com um mercado imobiliário cada vez mais tecnológico os tours virtuais de imóveis são mais…

4 dias ago

Como o corretor pode fazer o checklist da venda de imóveis?

O checklist da venda de imóveis é mais uma estratégia importante para o corretor se…

6 dias ago

Qual a porcentagem do corretor de imóveis?

O corretor de imóveis recebe como honorários uma porcentagem que pode ser de até 10%…

2 semanas ago

Quanto um corretor de imóveis ganha de comissão?

Sabia que o corretor de imóveis pode ganhar uma comissão de até 10% e ainda…

2 semanas ago

Quanto ganha de salário um corretor de imóveis?

O mercado imobiliário é tradicionalmente reconhecido por oferecer boas remunerações. Confira mais sobre o salário…

3 semanas ago

O que precisa para ser corretor de imóveis?

O mercado imobiliário é amplo e cheio de oportunidades para uma carreira de sucesso. Descubra…

3 semanas ago

This website uses cookies.