Categories: Mindset

Erros mortais de um corretor de imóveis

Já dizia o ditado, errar é humano. Mas enquanto a maioria dos erros podem ser perdoados, existem alguns tipos de erro que podem colocar tudo a perder. Quando se trata da carreira de um profissional, alguns erros podem levar à perda de clientes, de credibilidade e ao fim da jornada nessa profissão.

Não é diferente no caso dos corretores de imóveis. Vários tipos de erros podem comprometer o bom andamento de suas carreiras. Para não cair nessas armadilhas, confira o texto abaixo e descubra quais são os erros mortais de um corretor de imóveis.

A importância da comunicação

Ser capaz de se comunicar bem é a chave para ser um bom corretor de imóveis. Muitos corretores acreditam que ser eficiente é saber o que o cliente quer antes mesmo de ouvi-lo e, assim, acabam se confundindo e deixando o cliente frustrado.

Não tente adivinhar. O melhor caminho para atender bem é saber ouvir e, assim, ser capaz de entender o que o cliente realmente quer. Alguns compradores são tímidos e não sabem como expressar o que querem, então é muito importante que o corretor os incentive.

Fazendo isso, você não comete outro erro muito comum: mostrar somente os imóveis que você mesmo compraria. Mesmo que eles pareçam a melhor opção – já que tem o selo de qualidade de um corretor de imóveis –, os desejos e necessidades do cliente nem sempre condizem com os seus. Basear a escolha dos imóveis no que você acha que o cliente pode precisar é um erro. Ouvir o cliente e ter certeza do que ele quer é a chave para fazer uma boa venda.

O egocentrismo na profissão

Toda profissão tem pessoas muito egocêntricas, mas isso fica ainda mais evidente quando há envolvimento direto com o público. Um corretor de imóveis que só fala de si mesmo, de suas conquistas, de sua carreira, perde o foco principal do trabalho: o cliente. Quando se deparam com profissionais assim, os clientes não têm outra opção a não ser procurar outro corretor, que pode de fato ajudá-los.

Do mesmo modo, alguns corretores parecem acreditar que estão fazendo um favor para o cliente e agem como se fossem os únicos a ter a resposta para seus problemas. Esse tipo de pensamento é pressentido pelo cliente, que vai se sentir desconfortável e procurar outro corretor. A venda é um processo de troca e o corretor deve estar ciente disso.

A falta de preparo

Os piores erros que um corretor de imóveis pode cometer estão relacionados à falta de preparo. Por exemplo, chegar para um encontro com o cliente sem as informações necessárias para tirar as dúvidas dele é um grande erro, porque não há como potencializar o desejo de compra do cliente sem responder suas perguntas.

Também é comum encontrar profissionais que não são corretores de imóveis por opção, mas sim porque foi o trabalho que encontraram quando precisaram de um. Mesmo nesses casos, é necessário que haja um esforço, um engajamento por parte do corretor. Para que continuar em uma profissão se você não pretende se dedicar a ela?

Ser um bom profissional exige uma boa comunicação, capacidade de entender o outro e muita dedicação. É importante sempre se atualizar e melhorar suas habilidades para crescer e ter sucesso. Já conhece os cursos da Ibresp? Nós podemos ajudá-lo!

Post anterior

Os 10 mandamentos do Corretor

Em toda carreira, existem regras e comportamentos aconselháveis a se seguir. Porém, existem também macetes ... Read more

Próximo post

Marketing pessoal - Seu grande aliado

O marketing pessoal vem se tornando cada vez mais importante no mercado de trabalho. Muitas ... Read more

Ibresp

Recent Posts

Qual a porcentagem do corretor de imóveis?

O corretor de imóveis recebe como honorários uma porcentagem que pode ser de até 10%…

3 dias ago

Quanto um corretor de imóveis ganha de comissão?

Sabia que o corretor de imóveis pode ganhar uma comissão de até 10% e ainda…

5 dias ago

Quanto ganha de salário um corretor de imóveis?

O mercado imobiliário é tradicionalmente reconhecido por oferecer boas remunerações. Confira mais sobre o salário…

1 semana ago

O que precisa para ser corretor de imóveis?

O mercado imobiliário é amplo e cheio de oportunidades para uma carreira de sucesso. Descubra…

2 semanas ago

Para ser corretor de imóveis, precisa ter faculdade?

Descubra como trabalhar como corretor de imóveis e se precisa ter faculdade ou se o…

2 semanas ago

O que faz e o que é um corretor de imóveis?

O mercado imobiliário é amplo e cheio de oportunidades para o corretor de imóveis ter…

3 semanas ago

This website uses cookies.