Como iniciar a carreira como corretor de imóveis?

A carreira de corretor de imóveis está em alta, com um mercado imobiliário aquecido, essa profissão é democrática e está aberta para pessoas de diversas as idades e experiências profissionais. Quer saber como iniciar a carreira como corretor de imóveis? Então confira nosso post sobre o passo a passo para se tornar um profissional dessa área!

Como iniciar a carreira como corretor de imóveis: faça um curso de Técnico em Transações Imobiliárias (TTI)

Realizar um curso de Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) é o primeiro passo de como iniciar a carreira como corretor de imóveis. O título de nível técnico é o que permite o profissional que quer iniciar ou já trabalha na área de ter acesso à certificação do CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), pois atuar com corretagem somente é possível com esse registro.

Para realizar um curso de Técnico em Transações Imobiliárias (TTI), você precisa:

  • Idade mínima de 18 anos;
  • Ensino médio completo;
  • Procurar uma instituição séria e autorizada a oferecer o curso.

O curso de Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) tem duração mínima de 6 meses, esse prazo é determinado pelo CEE (Conselho Estadual de Educação).

As disciplinas que fazem parte do curso, de forma geral, são:

  • Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa
  • Desenho Arquitetônico e Noções de Construção Civil
  • Direito e Legislação
  • Economia e Mercado
  • Matemática Financeira
  • Operações Imobiliárias
  • Organização Técnica Comercial e Marketing
  • Relações Humanas e Ética

Realize o estágio profissional

Outra etapa importante é realizar o estágio profissional, para isso é necessário solicitar a carteira de estagiário junto ao CRECI.

O estágio pode ser realizado em uma imobiliária ou sob a supervisão de corretor autônomo. Ao concluir essa etapa, é preciso fazer a entrega do Relatório de Estágio Supervisionado para ser aprovado no curso TTI e solicitar o registro profissional no CRECI.

Dê entrada no seu registro profissional

Com o diploma em mãos, é possível dar entrada no registro profissional junto a CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) do seu Estado. Após a emissão da carteira já é possível iniciar a carreira como corretor de imóveis, tanto em imobiliárias e empresas do setor, ou com o seu próprio negócio. 

Quer incrementar seu currículo de corretor de imóveis? Faça cursos complementares

Se você quer saber como iniciar a carreira como corretor de imóveis, é importante saber que além do passo a passo citado, você também pode realizar cursos complementares na área, incrementar seu currículo e ter mais oportunidades no mercado imobiliário.

Cursos de vendas, oratória, marketing e até os específicos na área são ótimas formas de incrementar seu currículo. As formações complementares que fazem a diferença no mercado atualmente são Avaliação de Imóveis e Captação e Fotografia de Imóveis.

Curso de Avaliação de Imóveis

Essa formação visa capacitar os profissionais da área em avaliações imobiliárias mercadológica para emissão de parecer competente (PTAM).

O curso pode ser concluído em poucos tempo, a sua duração é de 45 dias no IBRESP. Entretanto, o conteúdo dessa formação é completa, e os profissionais que possuem essa capacitação são muito requisitados pelo mercado, sendo um ótimo curso para quem está em busca de como iniciar a carreira como corretor de imóveis e oferecer o serviço de avaliação de imóveis.

Para realizar o curso de Avaliação de Imóveis não precisa de cursos prévios. Contudo, para ter o seu registro no CNAI – Cadastro Nacional de Avaliadores de Imóveis, é preciso além do curso, os seguintes requisitos:

  • ser Corretor de Imóveis;
  • estar inscrito Junto ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), além de estar com os pagamentos em dia junto ao órgão;
  • ter certificado de conclusão do curso de Avaliação de imóveis.

Curso de Captação e Fotografia de Imóveis

Captar imóveis é uma parte importante no trabalho de todo profissional da área, ainda mais para aqueles que querem saber como iniciar a carreira como corretor de imóveis da melhor forma. E ter boas imagens é essencial atualmente no mercado imobiliário, usada em anúncios e em outras divulgações de imóveis a venda ou locação, por exemplo, em peças físicas ou digitais.

Dessa forma, o curso de Captação e Fotografia de Imóveis para aprender estratégias e otimizar a captação de imóveis, além de disciplinas que fornecem boa base para captar fotos e vídeos de imóveis de forma profissional, mesmo sem ser um fotógrafo.

Assim como o curso de Avaliação de Imóveis, a formação em Captação e Fotografia de Imóveis também é um curso rápido, de 45 dias no IBRESP.

Gostou de saber como iniciar a carreira como corretor de imóveis? Então acompanhe sempre o nosso blog e confira mais conteúdos sobre a profissão e o mercado imobiliário!

Post anterior

Como perder o medo de gravar vídeos de imóveis

Gravar vídeos de imóveis é um trabalho que vem sendo realizado cada vez mais por ... Read more

Próximo post

Por que um bom corretor precisa saber avaliar imóveis?

O corretor de imóveis precisa ser um profissional completo, pois na sua rotina profissional ele ... Read more

Ibresp

Recent Posts

Qual a porcentagem do corretor de imóveis?

O corretor de imóveis recebe como honorários uma porcentagem que pode ser de até 10%…

4 dias ago

Quanto um corretor de imóveis ganha de comissão?

Sabia que o corretor de imóveis pode ganhar uma comissão de até 10% e ainda…

6 dias ago

Quanto ganha de salário um corretor de imóveis?

O mercado imobiliário é tradicionalmente reconhecido por oferecer boas remunerações. Confira mais sobre o salário…

2 semanas ago

O que precisa para ser corretor de imóveis?

O mercado imobiliário é amplo e cheio de oportunidades para uma carreira de sucesso. Descubra…

2 semanas ago

Para ser corretor de imóveis, precisa ter faculdade?

Descubra como trabalhar como corretor de imóveis e se precisa ter faculdade ou se o…

3 semanas ago

O que faz e o que é um corretor de imóveis?

O mercado imobiliário é amplo e cheio de oportunidades para o corretor de imóveis ter…

3 semanas ago

This website uses cookies.