Relatório de Estágio TTI: saiba como preencher

Relatório de estágio do curso Técnico em Transações Imobiliárias é o último passo para você se tornar um Corretor de Imóveis. Prepare-se!

A profissão de Corretor de Imóveis é o sonho de muitos jovens e adultos que querem ingressar em uma carreira promissora, cheia de oportunidades e possibilidade de altos ganhos.

Mas para se tornar um profissional do mercado imobiliário é preciso fazer o curso TTI, que é a formação de Técnico em Transações Imobiliárias – o método mais rápido e prático para você virar um Corretor de Imóveis com registro no CRECI.

Para concluir o curso TTI é primordial realizar o estágio obrigatório que é uma das disciplinas curriculares, e que precisa ser feito com a supervisão de um Corretor de Imóveis.

Para começar o estágio supervisionado, o aluno precisa solicitar a carteira de estagiário do CRECI, que tem validade de 6 meses, mas pode ser renovada.

Ao terminar o estágio, o aluno precisa preencher o relatório de estágio TTI que é um documento que descreve como foi essa experiência de aprendizagem.

O que vamos acompanhar a seguir são algumas informações importantes para ajudar a preencher o relatório de estágio TTI de forma simples e correta.

Como preencher o relatório de estágio TTI

O relatório de estágio TTI é um documento que faz parte da composição da nota final do estágio, sendo uma exigência para a conclusão do curso Técnico em Transações Imobiliárias.

Esse relatório precisa ser preenchido pelo aluno com muita atenção para que não haja rasuras ou informações imprecisas, que podem fazer com que o documento precise ser refeito.

Fazem parte do relatório de Estágio TTI: o Relatório de Atividades e Frequência (informando data, horário e descrição das atividades realizadas) e o Termo de Convênio do Estágio (informando os dados da empresa imobiliária ou do corretor autônomo).

Também precisam constar no documento as assinaturas de autorização da empresa ou profissional autônomo para realização do estágio pelo aluno, sendo que o Corretor de Imóveis com registro no CRECI assina como responsável pelo estágio supervisionado.

O que pode e não pode no relatório de estágio TTI

Confira uma série de informações importantes sobre o que pode e não pode ser feito na hora de preencher o relatório de Estágio TTI, com base em orientações preparadas pelo IBRESP para que o aluno coloque tudo de maneira correta.

• Cedente do estágio: empresas imobiliárias ou corretor autônomo

• Carga horária mínima obrigatória: 160 horas

• não ultrapassar 30 horas semanais e 6 horas diárias (Lei do Estagiário)

• A semana inicia na segunda-feira e termina no domingo

• Não é permitido a utilização de barra de repetição ( // ), da palavra “idem”, rasuras e de corretivos

• O relatório de estágio poderá ser digitado ou manuscrito

• No campo “Atividades desenvolvidas pelo Estagiário” deverão ser descritos os trabalhos específicos privativos do corretor na intermediação, conforme estabelecido na Lei 6.530/78. Modelo disponível no site www.ibresp.com.br –Área do aluno – Estágio supervisionado – manual e modelo

• Assinatura do Aluno no Relatório de Frequência e Atividades

• Assinatura e reconhecimento de firma do Supervisor de Estágio no Relatório de Atividades e Frequência

Registro de atividades no relatório de estágio TTI

A atividade do estágio funciona como um complemento educacional em que o aluno pode vivenciar diversas situações práticas da profissão de Corretor de Imóveis.

O estagiário do curso TTI pode acompanhar de perto a rotina de uma imobiliária ou de um Corretor de Imóveis autônomo para entender melhor a natureza dos negócios e aproveitar para ganhar experiência antes de exercer a profissão para valer.

Durante o estágio o aluno tem a oportunidade de realizar diversas tarefas como prospecção, visitação e cadastro de imóveis, idas ao cartório, acompanhamento da elaboração de contratos e documentos, além de poder participar de reuniões com clientes e equipes de vendas.

Como são muitas as tarefas e atividades desempenhadas ao longo do estágio, é importante se lembrar de fazer anotações sobre o foi realizado em cada dia e o período de tempo que foi necessário para cumprir esses afazeres.

Você vai ver que esse tipo de organização vai se mostrar útil no futuro, pois o Corretor de Imóveis acabando fazendo muitos relatórios, listas, tabelas e registros de clientes e de imóveis.

Ter no papel essas informações vão facilitar, e muito, a vida do estagiário na hora de preencher o relatório de estágio TTI, pois todos os dados estarão bem acessíveis.

Em resumo, no relatório de frequência e atividades você deve indicar as datas e horários e fazer uma breve descrição das tarefas que você realizou.

Confira algumas das diversas atividades que podem ser executadas no estágio:

• Captação de imóvel

• Acompanhamento de negociação

• Mostrar unidade decorada

• Apresentar tabela de preços

• Participar de reuniões, entre tantas outras

Como é o estágio de Corretor de Imóveis?

Em linhas gerais, o estágio de Corretor de Imóveis visa oferecer ao aluno um modelo prático de aprendizagem e experiência profissional por meio de situações reais na área.

Para aproveitar ao máximo essa oportunidade de vivenciar a profissão na prática, o estagiário deve observar todas as atividades de um Corretor de Imóveis.

O estagiário não pode ser responsável civil e legal por nenhuma espécie de transação imobiliária, nem assinar contratos. Isso pode ser caracterizado como exercício irregular da profissão e acarretar penalidades.

Para o estágio ser uma experiência útil e proveitosa como preparação para o mercado de trabalho, é importante que o aluno procure assimilar corretamente o conjunto de competências profissionais de um Corretor de Imóveis, além de vivenciar a prática da intermediação de compra, venda e locação de imóveis.

Agora que você sabe mais sobre o preenchimento do relatório de estágio TTI, aproveite que você está aqui no blog do IBRESP para conferir muita informação, dicas e curiosidades sobre o mercado imobiliário.

Se você acredita que essa informação é de utilidade pública, aproveite para compartilhar este post com seus amigos.

Post anterior

Aumento nos aluguéis é de 37,04% em 12 meses, diz FGV

Alta nos aluguéis acumula 14,39% em 2021; os aumentos foram puxados pela variação de preços ... Read more

Próximo post

Mercado imobiliário em São Paulo tem bons resultados em abril

Pesquisa do Secovi-SP mostra que lançamentos e vendas de imóveis novos registraram desempenho positivo, comparado ... Read more

Ibresp

View Comments

Recent Posts

Qual a porcentagem do corretor de imóveis?

O corretor de imóveis recebe como honorários uma porcentagem que pode ser de até 10%…

4 dias ago

Quanto um corretor de imóveis ganha de comissão?

Sabia que o corretor de imóveis pode ganhar uma comissão de até 10% e ainda…

6 dias ago

Quanto ganha de salário um corretor de imóveis?

O mercado imobiliário é tradicionalmente reconhecido por oferecer boas remunerações. Confira mais sobre o salário…

2 semanas ago

O que precisa para ser corretor de imóveis?

O mercado imobiliário é amplo e cheio de oportunidades para uma carreira de sucesso. Descubra…

2 semanas ago

Para ser corretor de imóveis, precisa ter faculdade?

Descubra como trabalhar como corretor de imóveis e se precisa ter faculdade ou se o…

3 semanas ago

O que faz e o que é um corretor de imóveis?

O mercado imobiliário é amplo e cheio de oportunidades para o corretor de imóveis ter…

3 semanas ago

This website uses cookies.