Categories: Notícias

Vendas de imóveis residenciais ficam estáveis no 1º trimestre de 2022

Pesquisa Abrainc sobre o índice de vendas de imóveis revela otimismo das empresas para investir em novos projetos, apesar da alta nos juros

A procura por imóveis residenciais no Brasil sofre impacto pelo aumento de preços e pela tendência de alta nos juros, mas o Índice de vendas de imóveis mostra que o mercado se mantém ativo com novos projetos e manutenção nas vendas para o segundo trimestre e para os próximos 12 meses.

A 5ª edição do Indicador de Confiança do setor Imobiliário Residencial revela ainda que o mercado continua ativo e desenvolvendo novos projetos – a maioria (79%) das empresas respondentes pretende adquirir terrenos nos próximos 12 meses.

A pesquisa realizada pela Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), em parceria com a Deloitte, mostra que o índice de vendas de imóveis se manteve próximo à estabilidade no primeiro trimestre de 2022.

Realizado no período entre 1º e 18º de abril, o estudo contou com a participação de 47 empresas construtoras e incorporadoras do mercado imobiliário residencial dividas nos seguintes segmentos: 30% Casa Verde amarela (CVA), 36% Médio e Alto Padrão (MAP) e 34% atuantes em ambos os segmentos,

Por conta do aumento dos preços dos insumos da construção, o índice de preços do indicador Abrainc teve um crescimento de 11% no 1º trimestre, em relação ao anterior.

Os índices de procura por imóveis residenciais e o de vendas também foram impactados pela combinação do aumento de preços com tendência de alta nos juros, sofrendo queda, respectivamente, de 3% e 1,4% no 1º tri.

Retomadas no Casa Verde e Amarela e Médio e Alto Padrão

Por outro lado, o índice de procura para o mercado do Programa Casa Verde Amarela (antigo Minha Casa Minha vida) registrou, no período, leve recuperação (3,8%), mas ainda não voltou ao nível médio do ano passado.

Já a procura por imóveis MAP (Médio e Alto Padrão) segue em queda, pressionando a demanda geral, retornando a um patamar próximo ao do 3º tri de 2021.

Apesar das incertezas ocasionadas pela alta nos preços, grande parte (95%) dos entrevistados indicou que o lançamento de empreendimentos deve ocorrer nos próximos meses.

Isso indica que apesar da retração de alguns índices, o mercado imobiliário continua ativo e desenvolvendo novos projetos e se adaptando a uma nova realidade de demanda.

Para o presidente da Abrainc, Luiz França, as perspectivas relacionadas aos lançamentos e aquisição de terrenos são indicativos positivos para o setor.

“Eles nos mostram que os empresários esperam manter o ritmo do negócio ao invés de reduzi-lo, apesar, é claro, da cautela exigida pelo momento econômico. Ainda assim, a expectativa quanto à elevação de preços dos imóveis deve aquecer o mercado, podendo provocar a antecipação de compra por parte do consumidor e atraindo mais pessoas interessadas neste tipo de investimento. No geral, os empresários sinalizam que o desempenho do setor neste ano deve ser similar ao de 2021”, destaca o executivo.

O levantamento usa uma metodologia diferenciada para interpretar os resultados e facilitar a leitura entre os trimestres. Desse modo, os percentuais de respostas foram transformados em notas variando de 1 (para forte redução) a 3 (para forte aumento) e cada segmento foi classificado dentro desse padrão.

As respostas dos participantes da pesquisa indicaram se houve redução, manutenção ou aumento em relação ao trimestre anterior para os itens procura, vendas, e preços dos imóveis. Além da variação do trimestre apurado, os respondentes indicam as expectativas.

Resultados do 1º trimestre e expectativas

Procura de imóveis (Nota 1,91 = Manutenção). A demanda geral (CVA + MAP) se manteve no período, sustentada pela procura do segmento Casa Verde e Amarela. A demanda do segmento MAP, no entanto, foi menos aquecida, registrando leve retração frente ao trimestre anterior.

Vendas (Nota 1,98 = Manutenção). No 1º trimestre de 2022, as vendas se mantiveram em todos os segmentos.

Expectativas para vendas (Nota 1,97 = Manutenção). Os executivos do setor imobiliário residencial esperam manutenção nas vendas para o 2º trimestre de 2022 (nota = 1,97), e, também, nos próximos 12 meses (nota = 1,98).

Preço de imóveis (Nota 2,59= Aumento). Os preços dos imóveis seguiram em alta no período, sobretudo para o segmento CVA (nota = 2,64).

Expectativa para os preços dos imóveis (Nota 2,63 = Forte Aumento). As expectativas para os preços dos imóveis residenciais seguem com forte aumento para o 2º trimestre de 2022 (2,63), para os próximos 12 meses (nota 2,91/ forte aumento) e para os próximos cinco anos (nota 2,98/ forte aumento).

A partir da análise da pesquisa sobre o índice de vendas de imóveis é possível avaliar tendências de mercado e o comportamento do cliente para orientar o trabalho de imobiliárias e corretores de imóveis.

Post anterior

Confira a intenção de compra de imóveis no 1º trimestre de 2022

A intenção de compra de imóveis nos próximos três meses ficou em 43% no primeiro ... Read more

Próximo post

Aluguel residencial tem alta mensal de 1,84% em abril de 2022

Índice Fipe ZAP+ de Locação avalia comportamento do aluguel residencial em 25 cidades brasileiras e ... Read more

Ibresp

Recent Posts

Qual a porcentagem do corretor de imóveis?

O corretor de imóveis recebe como honorários uma porcentagem que pode ser de até 10%…

3 dias ago

Quanto um corretor de imóveis ganha de comissão?

Sabia que o corretor de imóveis pode ganhar uma comissão de até 10% e ainda…

5 dias ago

Quanto ganha de salário um corretor de imóveis?

O mercado imobiliário é tradicionalmente reconhecido por oferecer boas remunerações. Confira mais sobre o salário…

1 semana ago

O que precisa para ser corretor de imóveis?

O mercado imobiliário é amplo e cheio de oportunidades para uma carreira de sucesso. Descubra…

2 semanas ago

Para ser corretor de imóveis, precisa ter faculdade?

Descubra como trabalhar como corretor de imóveis e se precisa ter faculdade ou se o…

2 semanas ago

O que faz e o que é um corretor de imóveis?

O mercado imobiliário é amplo e cheio de oportunidades para o corretor de imóveis ter…

3 semanas ago

This website uses cookies.