Para fazer negócios no mercado imobiliário é preciso tomar algumas precauções. Confira dicas de segurança para o corretor de imóveis!
Saiba como garantir a segurança do corretor de imóveis, ser profissional e usar tecnologias para melhorar o dia a dia no mercado imobiliário.
O corretor de imóveis é um profissional que representa o mercado imobiliário, devendo ter uma postura correta, utilizar tecnologias que melhorem seu trabalho e atendimento, além de tomar precauções para garantir a sua segurança.
Confira nas informações a seguir, dicas para aumentar a segurança durante as visitas aos clientes, manter o registro ativo do CRECI, utilizar estratégias e ferramentas para melhorar a atuação na corretagem imobiliária.
Mantenha o CRECI em dia
O CRECI é o registro profissional do corretor.
Após tirar o CRECI, é necessário mantê-lo sempre regularizado.
Com o CRECI, o corretor garante maior confiabilidade ao cliente, também é uma forma de assegurar que o mercado de imóveis trabalha com profissionais capacitados e responsáveis.
Atuar sem o registro profissional emitido pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis pode acarretar diversas consequências, entre multas, suspensões e até a perda do direito de exercer a profissão.
Cuide das visitas
As visitas são as principais tarefas do dia a dia do corretor de imóveis, que necessita encontrar o cliente para visitar imóveis à venda ou para locação.
Planejar as visitas com antecedência, facilita o trabalho do corretor e a ida ao local no dia e horário marcado.
Ao marcar e cumprir horários, o corretor mostra ao cliente profissionalismo e credibilidade.
Com um bom planejamento da agenda, o corretor tem maior segurança em seu trabalho, pois consegue planejar com antecedência o trajeto e tempo necessário para o deslocamento, evita imprevistos e até transtornos com transportes e abordagens perigosas.
Confirme a documentação do cliente
A documentação do cliente é uma das etapas importantes em qualquer transação imobiliária.
Para garantir a segurança do corretor também é essencial verificar a documentação antes do atendimento presencial do cliente, em visitas ou negociação de venda e locação de imóvel.
Documentos essenciais que devem ser solicitados são um comprovante de residência e o documento pessoal, como o RG (carteira de identificação).
Com esse cuidado, o corretor garante que está lidando com uma pessoa idônea e evita fraudes e problemas com a sua segurança.
Utilize tecnologia para segurança
A tecnologia é uma grande aliada do corretor de imóveis, com aplicativos de localização é possível compartilhar com a família e colegas em tempo real o trajeto percorrido durante uma visita a imóvel ou cliente, por exemplo.
Com ferramentas gratuitas e online, como o serviço Visita Segura disponível no aplicativo do CRECI-SP, o corretor garante mais agilidade e segurança para o seu trabalho registrando no sistema os dados das visitas de imóveis agendadas.
Mantenha a comunicação profissional
Evitar diálogos pessoais com os clientes é uma forma do corretor se proteger e manter o tom profissional da conversa.
Ser educado e cordial com o cliente é imprescindível, porém é necessário saber que tipo de conversa é conveniente ou que excede o limite profissional, devendo sempre ser condizente com a negociação realizada.
Respeite a fiscalização do CRECI
Outra dica é respeitar o trabalho de fiscalização do CRECI que monitora o mercado para que apenas corretores possam atuar, garantindo segurança e confiança para todos.
Com isso, o corretor de imóveis garante a segurança jurídica das transações e, ao seguir as normas do órgão, também contribui para um mercado imobiliário mais confiável, além de evitar riscos de fraudes e sanções.
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