Categories: Mercado Imobiliário

Responsabilidade Civil dos Corretores de Imóveis

A corretagem de imóveis é hoje uma das profissões mais promissoras do país, com um mercado de trabalho que não para de crescer e ávido por profissionais competentes e responsáveis. No entanto, muito se engana quem pensa que é fácil sobreviver entre a concorrência; é preciso não só muito preparo, com uma excelente formação profissional, como o compromisso em relação ao que faz – e às informações que presta a seus clientes. Para ter destaque na área e fazer jus a uma boa cartela de clientes, é preciso atenção às responsabilidades civis dos corretores de imóveis.

Jamais se exima das responsabilidades

O consultor imobiliário é totalmente responsável pelas informações que presta ao cliente, que precisam ser claras, corretas, legais e não oferecerem qualquer possibilidade de risco – e isto é definido pelo próprio Código Civil. É sempre bom lembrar que o corretor de imóveis não é uma pessoa como outra qualquer, ele é um profissional qualificado para prestar as informações e jamais poderá se eximir da responsabilidade sobre uma informação errada ou alegar ignorância de algum fato. Este é um princípio básico que deve reger a ética do profissional, a conduta de quem pretende ingressar em uma das profissões mais lucrativas da atualidade. Quem visar apenas o lucro a qualquer preço pode estar correndo o sério risco de incorrer em crime.

Cerque-se de cuidados formais para sua própria garantia

Para que não fique o “dito pelo não dito”, lembre-se sempre de colocar todas as informações relevantes sobre o imóvel bem especificadas em contrato, jamais de forma dúbia ou duvidosa, que dê margem a interpretações paralelas.  Da mesma forma, não esqueça de checar toda a documentação e procedência tanto do imóvel quanto do inquilino, por exemplo, porque a aceitação de alguém com histórico de devedor contumaz pode cair sobre sua responsabilidade.

De acordo com o Código de Ética do corretor, é ele o responsável por qualquer dano ao cliente decorrente de algum de seus atos. Não omita detalhes, não mascare fatos, não finja que não sabe: é obrigação do profissional estar a par de todas as condições do imóvel, assim como recusar qualquer ação ilegal ou moralmente questionável.

Tenha especial atenção aos imóveis na planta

Como em qualquer profissão, há os que agem de má fé, mas se este não é o seu caso, uma boa dica é prestar atenção aos imóveis vendidos na planta. Dizer ao cliente que não haverá juros mas omitir uma correção por qualquer outro fator, como o INCC, é sonegar informação.

Da mesma forma, afirmar que não há necessidade de comprovação de renda quando isso serve apenas para a fase das obras e não para o financiamento, também é uma forma de má fé. Lembre-se que qualquer prejuízo pode ficar na sua conta – e ela pode ser bem maior do que apenas uma comissão. É o seu nome profissional que está em jogo, a sua carreira.

Leia, estude, informe-se e informe

O melhor caminho para evitar transtornos é ter uma boa formação profissional, com atualização constante. Leia bastante sobre todas as leis e normas que regem a profissão, conheça o Código Civil e o Código de Ética, estude a respeito das legislações pertinentes à sua área, informe-se o máximo possível sobre todos os aspectos do imóvel que está vendendo, alugando ou administrando e informe sempre corretamente aos seus clientes. Assim você estará cumprindo as suas obrigações civis de corretor, agregando valor e diferenciais à sua carreira e respeitabilidade na profissão.

Ainda tem alguma dúvida sobre as obrigações civis e éticas do corretor de imóveis? Compartilhe conosco aqui nos comentários que nós respondemos para você!

Post anterior

Como abrir uma imobiliária?

Atualmente, montar uma imobiliária pode ser um dos empreendimentos mais lucrativos, isso devido à clientela ... Read more

Próximo post

3 cursos por menos de R$600 cada- Corretor de Imóveis

Você já deve estar cansado de ouvir que a profissão de corretor de imóveis oferece ... Read more

Ibresp

Recent Posts

Qual a porcentagem do corretor de imóveis?

O corretor de imóveis recebe como honorários uma porcentagem que pode ser de até 10%…

5 dias ago

Quanto um corretor de imóveis ganha de comissão?

Sabia que o corretor de imóveis pode ganhar uma comissão de até 10% e ainda…

7 dias ago

Quanto ganha de salário um corretor de imóveis?

O mercado imobiliário é tradicionalmente reconhecido por oferecer boas remunerações. Confira mais sobre o salário…

2 semanas ago

O que precisa para ser corretor de imóveis?

O mercado imobiliário é amplo e cheio de oportunidades para uma carreira de sucesso. Descubra…

2 semanas ago

Para ser corretor de imóveis, precisa ter faculdade?

Descubra como trabalhar como corretor de imóveis e se precisa ter faculdade ou se o…

3 semanas ago

O que faz e o que é um corretor de imóveis?

O mercado imobiliário é amplo e cheio de oportunidades para o corretor de imóveis ter…

3 semanas ago

This website uses cookies.