Empreender no mercado imobiliário: 10 dicas para iniciar

Trabalhar no mercado imobiliário permite autonomia profissional e oportunidades que é difícil encontrar em outras áreas. Entretanto, para entrar nesse setor e ter sucesso, é preciso utilizar algumas estratégias. 

Você quer ter uma imobiliária ou atuar como corretor autônomo? Então confira 10 dicas de como empreender no mercado imobiliário:

1. Pense como um empreendedor

Engana-se quem pensa que somente o dono de uma empresa deve ter pensamento empreendedor, se você não deseja abrir uma imobiliária, mas quer atuar como corretor de imóveis autônomo, também precisa ter pensamento empreendedor.

Para isso, é necessário saber que em um mercado tão competitivo e cheio de oportunidades, ser motivado, ir atrás dos bons resultados e clientes é imprescindível. 

2. Priorize a flexibilidade de horários

Para empreender ou trabalhar como autônomo precisa saber que a flexibilidade de horários é necessária. Afinal, o cliente pode querer atendimento a qualquer horário e é preciso se adaptar a isso.

Se for empreender no mercado imobiliário e abrir uma imobiliária, reserve uma boa equipe e horários extensos para atender os clientes. Para os autônomos, a dica é utilizar um número comercial e estar sempre atento às mensagens e contatos de clientes e interessados. 

3. Tenha atitude

No mundo dos negócios, ter atitude é essencial para aproveitar as oportunidades, prospectar clientes e fechar vendas. Por isso, se quiser empreender no mercado imobiliário, seja abrindo uma empresa ou trabalhando com corretor autônomo desenvolva essa característica.

4. Faça um planejamento financeiro

Sair de um emprego formal para empreender no mercado imobiliário é algo que precisa de dedicação, tempo e de dinheiro. Afinal, mesmo que esse setor ofereça muitas oportunidades, é preciso estar preparado.

Assim, você precisa saber os custos para empreender nos primeiros meses até começar a ter clientes, se for trabalhar em um imóvel, quanto precisa para arcar com essas despesas. 

5. Crie um cronograma

Criar um cronograma das atividades que deve desempenhar para empreender no mercado imobiliário é essencial para realizar todas as etapas para seu negócio sair do papel e ter sucesso.

6. Faça um análise de mercado

Mesmo que você já conheça o setor de imóveis, saiba que é necessário fazer uma análise de mercado. Com isso, defina quem será seu cliente, perfil, necessidades e identifique se pode atender a essa demanda. 

Para fazer uma análise de mercado, é necessário conversar e entender o que desejam as pessoas que são seus potenciais clientes, além de analisar a concorrência.

7. Estude sobre a área

O mercado imobiliário é muito amplo, e atualmente já tem várias áreas ligadas a ele. Por isso, é preciso buscar cursos para se especializar nelas.

Alguns dos cursos que podem ser realizados para empreendedores e corretores são os de vendas, marketing digital para o mercado imobiliário, captação de clientes, fotografia, avaliação de imóveis, além do Técnico em Transações Imobiliárias (TTI). 

8. Fique bem informado

Abrir um negócio não requer apenas conhecimento técnico, mas também exige que você esteja bem informado sobre o mercado imobiliário e tudo que envolve as suas atividades, como cenário econômico, por exemplo. 

Para isso, leia e assista jornais que falem sobre a economia e mercado imobiliário, mantenha contato com colegas e outras empresas do setor e consultores do mercado imobiliário.

9. Foque no online

Se antes quem queria empreender no mercado de imóveis, precisa ter uma boa reserva financeira para começar, hoje não é mais assim, pois com a internet é muito mais simples e barato ter um negócio.

A internet é uma oportunidade incrível para começar, mesmo para quem tem diferentes objetivos, seja abrir uma imobiliária, ser um corretor autônomo e até trabalhar com locação de propriedades para demandas bem específicas. 

O uso das tecnologias, plataformas e redes sociais podem ser benéficas para começar e se manter nesse mercado, que, cada vez mais, utiliza e tem na internet um dos seus principais meios para fechar negócios, seja com venda, locação anual, temporária ou outras transações de imóveis. 

10. Tenha um bom time de colaboradores

Se vai abrir uma imobiliária ou formar parcerias com outros corretores autônomos, é preciso contar com um bom time. 

Dessa forma, você consegue atender as demandas do mercado que atende e aproveitar melhor as oportunidades trabalhando com a cooperação e pessoas engajadas a fazer seu negócio dar certo. 

Gostou das dicas para iniciar e empreender no mercado imobiliário? Então acompanhe sempre o nosso blog e confira mais conteúdos sobre a profissão de corretor de imóveis e mercado imobiliário!

Post anterior

Portabilidade de financiamento imobiliário

[dt_sc_h2 type="" ... Read more
Próximo post

Mercado imobiliário coleciona indicadores positivos mesmo em momento de crise

O mercado imobiliário é conhecido por ser um dos que mais consegue se restabelecer após ... Read more

Ibresp

Recent Posts

Como o corretor pode fazer o checklist da venda de imóveis?

O checklist da venda de imóveis é mais uma estratégia importante para o corretor se…

6 horas ago

Qual a porcentagem do corretor de imóveis?

O corretor de imóveis recebe como honorários uma porcentagem que pode ser de até 10%…

5 dias ago

Quanto um corretor de imóveis ganha de comissão?

Sabia que o corretor de imóveis pode ganhar uma comissão de até 10% e ainda…

1 semana ago

Quanto ganha de salário um corretor de imóveis?

O mercado imobiliário é tradicionalmente reconhecido por oferecer boas remunerações. Confira mais sobre o salário…

2 semanas ago

O que precisa para ser corretor de imóveis?

O mercado imobiliário é amplo e cheio de oportunidades para uma carreira de sucesso. Descubra…

2 semanas ago

Para ser corretor de imóveis, precisa ter faculdade?

Descubra como trabalhar como corretor de imóveis e se precisa ter faculdade ou se o…

3 semanas ago

This website uses cookies.