O mercado imobiliário possui muitos termos próprios, o CNAI é um deles, você já conhece? Então confira o que é CNAI, pra que serve e mais detalhes sobre a profissão de avaliador de imóveis!
Afinal, o que é CNAI?
O que é CNAI? O Cadastro Nacional de Avaliadores de Imobiliários (CNAI), é uma inscrição realizada e mantida pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI).
O profissional avaliador de imóveis precisa dessa inscrição para atuar nessa área. Para isso, é preciso seguir as orientações do COFECI e realizar a formação em curso específico. Além de ser corretor de imóveis e ser inscrito no CRECI.
Para que serve o CNAI
O Cadastro Nacional de Avaliadores de Imobiliários (CNAI) serve para que o corretor de imóveis cadastrado tenha a permissão para emitir Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica (PTAM).
De acordo com a Resolução – COFECI N 1.066/2007, o Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica (PTAM) é um documento que visa apresentar, com base em critérios técnicos, o valor comercial de um imóvel, judicialmente ou extrajudicialmente.
O Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica (PTAM) pode ser realizado por uma imobiliária, porém, o corretor de imóveis, pessoa física, precisa chancelar esse documento.
O CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) é o órgão responsável por fornecer o selo certificador para ser utilizado no PTAM.
Como realizar a inscrição no CNAI
Para realizar a inscrição no Cadastro Nacional de Avaliadores de Imobiliários (CNAI), é necessário:
- Possuir diploma em curso de Técnico de Transações Imobiliárias ou equivalente;
- Possuir certificado de conclusão em Curso de Avaliação Imobiliária.
Documentos necessários para inscrição no CNAI
Para fazer a inscrição no CNAI, é preciso apresentar os seguintes documentos no Creci:
- Certificado em Especialista em Avaliação Imobiliária;
- Comprovante de recolhimento da taxa de inscrição;
- Diploma de curso técnico em Técnico de Transações imobiliárias ou equivalente;
- Requerimento de inscrição preenchido;
- Duas fotos 3×4.
Os interessados em realizar o cadastro no CNAI devem cumprir todos os requisitos do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI) para que a sua inscrição no CNAI seja aprovada.
O que faz um avaliador de imóveis?
O mercado imobiliário é um setor com oportunidades para diversos profissionais e áreas de atuação, uma delas é a de avaliação de imóveis. E agora que você já sabe o que é CNAI e pra que ele serve, é hora de saber exatamente o que um avaliador de imóveis faz.
O avaliador de imóveis é o profissional responsável por fazer a avaliação de uma propriedade e definir o seu valor, considerando diversos aspectos. Além do mais, ele também é responsável pela perícia do imóvel, que verificar e assegurar as boas condições do imóvel.
Mesmo que a principal atuação do avaliador seja na viabilização de compra e venda de imóveis residenciais ou comerciais, a atividade do profissional não fica restrita somente a essa atuação.
Para avaliação de um imóvel, o avaliador considera diversas informações, como:
- Tamanho;
- Localização;
- Rede elétrica;
- Manutenção;
- Entre outras.
Todas essas informações devem ser bem explicadas no laudo de avaliação, relatório técnico que possui a finalidade de definir o valor de um bem, conforme as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Essa avaliação visa estabelecer negociações imobiliárias mais seguras e transparentes, evitando divergências e facilitando as transações.
Quando há necessidade de emitir um laudo técnico?
O avaliador de imóveis é um profissional requisitado em diversas ações para emissão de laudo técnico, como:
- Ação judicial, como na revisão de aluguel, inventários, reintegração de posse;
- Alienação fiduciária, penhora ou garantia para garantir que o valor do imóvel é igual ao valor firmado no acordo;
- Compra ou construção de um imóvel;
- Compra ou venda de imóveis;
- Desapropriações, que geralmente é necessário quando algum órgão público para definir valor da base tributária;
- Financiamento (hipoteca/hipotecário);
- Gestão patrimonial para atender as normas fiscais, para saber o ativo permanente imobilizado;
- Necessidade de fazer a partilha de bens de uma herança.
Portanto, o avaliador de imóveis precisa ser especialista nessa área, já que deve realizar suas atividades com base no âmbito judicial e no trato com seus agentes, como o magistrado, por exemplo.
Gostou de saber o que é CNAI, para que ele serve e sobre a profissão de avaliador de imóveis? Então acompanhe sempre o nosso blog e confira mais conteúdos sobre a profissão e o mercado imobiliário!
Por que a sua imobiliária só deve atuar com corretores que possuem o CRECI?
O mercado imobiliário oferece muitas oportunidades para imobiliárias e profissionais, mas para isso é preciso ... Read more
Mudança comportamental para o corretor de imóveis
Mudança comportamental é um assunto para fecharmos com chave de ouro a Série Atuação no ... Read more
Sem comentários