A profissão de corretor de imóveis é uma das que mais oportunidades oferecem atualmente no mercado. E alguns termos são específicos dessa profissão, você conhece alguns deles? O CRECI é um deles, mas você sabe o que é o CRECI? Então conheça o que ele é e a sua importância para um corretor de imóveis!
Afinal, o que é o CRECI?
O CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) é um órgão que visa regularizar e fiscalizar a atuação de corretores de imóveis e imobiliárias em intermediações imobiliárias. A sua criação ocorreu em 1962.
A Lei Federal 6530/78 regulamenta a profissão de corretor de imóveis e o funcionamento de seus órgãos fiscalizadores. Com isso, todo profissional que trabalha no mercado imobiliário e precisa realizar intermediação imobiliária, necessita da certificação emitida pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis do seu estado.
Além da certificação, o CRECI também realiza a fiscalização das atividades dos corretores e imobiliárias. A fiscalização é para que todas as transações imobiliárias sejam realizadas com segurança. O órgão também cassa o registro do profissional que atuar de forma ilegal.
Qual a importância do CRECI para o corretor de imóveis?
O CRECI é essencial para a atuação do corretor de imóveis no mercado, pois, além de ser ilegal trabalhar sem registro, ter o CRECI oferece mais credibilidade ao corretor de imóveis. Dessa forma, as transações imobiliárias são realizadas com segurança e tranquilidade.
Além do mais, ter o CRECI permite que o corretor de imóveis tenha liberdade profissional, permitindo a escolha das melhores empresas e imobiliárias parceiras.
Como tirar o CRECI?
Agora que você já sabe o que é o CRECI e qual a sua importância, você precisa saber como ter o seu registro no CRECI. O principal requisito para ter o seu registro no CRECI é ter formação técnica em transações imobiliárias, para isso você deve procurar uma instituição de ensino séria credenciada pelo CEE (Conselho Estadual de Educação) e aprovada pelo sistema CRECI/COFECI e fazer o curso TTI. Veja abaixo os três passos para ter o seu registro no CRECI:
1. Realizar o curso de Técnico em Transações Imobiliárias (TTI)
O curso de TTI dá ao profissional o conhecimento técnico necessário nas áreas que envolvem as transações imobiliárias, neste curso você aprenderá:
- Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa
- Desenho Arquitetônico e Noções de Construção Civil
- Direito e Legislação
- Economia e Mercado
- Matemática Financeira
- Operações Imobiliárias
- Organização Técnica Comercial e Marketing
- Relações Humanas e Ética
O curso é regulamentado do CEE e tem prazo mínimo de duração de 6 meses. Para se matricular você precisará dos seguintes documentos:
- CPF;
- RG;
- Histórico e Certificado Escolar do Ensino Médio;
- Certidão de Nascimento ou Casamento.
2. Realizar o Estágio Profissional Supervisionado
Realizar o estágio profissional supervisionado, é uma etapa obrigatória para o registro no CRECI SP e deve ser realizado em paralelo com o curso TTI. Deve ser realizada em uma imobiliária ou por um corretor autônomo devidamente inscrito.
Nessa etapa é necessário solicitar a carteira de estagiário junto ao CRECI. Para isso, você deve preencher o formulário de requisição no site do CRECI (crecisp.gov.br), recolher as taxas referente a sua requisição, anexar os documentos solicitados ao processo e protocolar o pedido em uma delegacia do CRECI mais próxima de sua residência. A carteira de estagiário tem prazo de validade de 6 meses, podendo ser prorrogada por mais 6 meses.
3. Solicitar o registro no CRECI
Com o diploma do curso TTI em mãos e a conclusão do estágio profissional, é a hora de solicitar o registro no CRECI. Assim como na solicitação da carteira de estágio, a solicitação da carteira definitiva do CRECI deve ser realizada através do site do CRECI (crecisp.gov.br) e protocolada em uma delegacia do CRECI mais próxima de sua residência.
Com a carteira definitiva do CRECI em mãos é possível iniciar as atividades como corretor de imóveis e aproveitar as oportunidades que essa promissora carreira do mercado imobiliário oferece, tanto de forma autônoma ou trabalhando para empresas da área, como imobiliárias.
O curso de TTI da IBRESP, por exemplo, permite a formação completa do corretor de imóveis e, após a realização de todas as etapas e disciplinas exigidas, é possível tirar o CRECI no Conselho Regional de Corretores de Imóveis da sua região.
Gostou de saber o que é CRECI e a sua importância para um corretor de imóveis? Então acompanhe sempre o nosso blog e confira mais conteúdos sobre a profissão e o mercado imobiliário!
Devo abrir uma imobiliária e empreender?
Começando a série sobre O que o corretor precisa saber sobre atuação no Mercado Imobiliário, ... Read more
Mercado Imobiliário: Principais mudanças em 10 anos
Quais as principais mudanças que ocorreram no mercado imobiliário nos últimos 10 anos? No segundo ... Read more
Bom dia, excelente explicação e de fácil entendimento