Para exercer as suas atividades profissionais, o corretor de imóveis precisa sempre estar atento às exigências do mercado imobiliário. O CRECI SP é o órgão responsável por auxiliar os corretores de imóveis em diversos processos necessárias para o que profissional possa atuar na área com preparo e ética no estado de São Paulo.
Quer saber mais sobre o Conselho Regional de Corretores de Imóveis? Então confira tudo sobre o CRECI SP!
O que é o CRECI SP?
O CRECI SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) é o órgão responsável por disciplinar e fiscalizar o exercício dos profissionais em corretagem de imóveis que atuam no estado de São Paulo.
Além de ser um órgão regulamentador e fiscalizador dos profissionais que atuam como corretores de imóveis, o CRECI também é um registro profissional que habilita a atuação desse profissional no mercado imobiliário.
Cursos
A profissão de corretor de imóveis é regulamentada pela Lei nº 6.530, de 12 de maio de 1978. E para exercer suas atividades no mercado imobiliário, o corretor precisa tirar o CRECI. O registro no CRECI SP, assim como nos órgãos de outros estados, somente pode ser realizado após a conclusão do curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Para realizar o curso Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) é necessário ser maior de 18 anos, ter nível médio completo e vontade de atuar na área.
Após realizar o curso, estágio supervisionado e ter o certificado de conclusão do curso Técnico em Transações Imobiliárias (TTI), é possível solicitar o registro no CRECI SP.
O IBRESP oferece o curso Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) na modalidade à distância (EAD), no qual o alunopossui mais flexibilidade de horário para estudar. A conclusão do curso de TTI pode ser realizada entre 6 a 12 meses, conforme o aproveitamento e desempenho do aluno. As provas são presenciais e realizadas no polo de escolha do aluno.
Valores
Ao iniciar o curso Técnico em Transações Imobiliárias (TTI), é preciso também realizar o estágio profissional. Para isso, é necessário solicitar a carteira de estagiário no site do CRECI SP (www.crecisp.gov.br), preencher, imprimir e assinar os formulários e levar todos os documentos solicitados até uma Delegacias Regionais ou Seccionais mais próxima.
A taxa de solicitação da carteira de estagiário deve ser paga ao CRECI SP e o valor atual cobrado é de R$297,00.
Após a conclusão do curso TTI e emissão do certificado, o profissional pode solicitar o seu registro no CRECI. Opagamento é anual e o valor da anuidade é de R$600,00. Os valores citados para estágio e registro no CRECI SP são uma média, podendo variar de acordo com a data da solicitação e devem ser pagos diretamente ao CRECI SP.
Onde tirar
O CRECI SP possui cinco Delegacias Seccionais na capital do Estado, referentes às regiões da cidade, Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro. No interior, o CRECI SP tem 22 Delegacias Regionais para 645 municípios, onde pode ser solicitado o registro profissional no CRECI.
Nessas regiões, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis possui delegados e subdelegados regionais, que ficam responsáveis pela área que a Delegacia abrange. Já nos grandes municípios, o órgão contam ainda com Delegados distritais.
Os endereços e contatos das Delegacias do CRECI SP podem ser localizado no site do CRECI SP (www.crecisp.gov.br) em Delegacias.
Gostou de saber tudo sobre o CRECI SP, cursos, valores e onde tirar? Então conheça o TTI e outros cursos do IBRESP e prepare-se para iniciar uma carreira promissora no mercado imobiliário!
Cenário imobiliário pós-pandemia e taxa Selic
O período pós-pandemia e taxa Selic são os temas abordados por Filipe Rocha nesse vídeo, ... Read more
O melhor banco para fazer o financiamento imobiliário
A escolha do melhor banco para fazer o financiamento imobiliário é uma decisão muito importante, ... Read more
Sem comentários