Categories: Notícias

15,5 milhões de famílias querem comprar imóvel em dois anos

Pesquisa Datastore Series revela que o interesse de compra de imóvel chega a 30,44% nas famílias com renda mensal acima de R$ 1,5 mil

A realização da compra da tão sonhada casa própria é um desejo cada vez mais evidente no Brasil. Não é à toa que mais de 15,489 milhões de famílias em todo o país manifestaram o interesse de compra de imóvel nos próximos 24 meses, segundo o estudo Datastore Series, produzido pela empresa especializada em pesquisas sobre o mercado imobiliário.

O número, que equivale a 30,44% do grupo que participou do estudo, no período de julho-agosto de 2021, engloba famílias com renda mensal acima de R$ 1,5 mil em todo o Brasil.

Os resultados representam uma variação de 1,10% em relação aos dados da pesquisa anterior e de 8,56% na comparação com o mesmo período o ano passado.

Para o estatístico e CEO da Datastore, Marcus Araujo: “Os brasileiros atingem o seu maior patamar de interesse em adquirir imóveis da história recente, e isso não só consolida o ano de 2021 como um dos mais importantes para o mercado imobiliário neste século, como já projeta 2022 como um ano que pode surpreender a muitos no setor imobiliário”.

Compra de imóvel em 12 meses

A pesquisa também revela que pelo menos 9,139 milhões de famílias têm intenção de tirar os planos do papel com a compra de imóvel nos próximos 12 meses. O número equivale a 59% do público (um substrato dos interessados em comprar imóveis em até 24 meses).

Os resultados para o perfil com interesse de compra em até um ano representam uma variação de – 1% em relação aos dados da pesquisa anterior e de 9% na comparação com o mesmo período o ano passado.

Com base nos números da intenção de compra de imóvel nos próximos 12 meses, Marcus Araujo, da Datastore, ressalta que houve um recuo da intenção de compra imediata para tomar a decisão em até 12 meses, isso já é consequência do quadro inflacionário que vem tirando o poder de compra dos consumidores e reflete no comportamento do mercado imobiliário.

“Mas ainda não prejudica a velocidade de vendas dos imóveis, portanto antes das eleições do ano que vem, já passa de 9 milhões de famílias”, avalia o CEO da Datastore.

Os números do levantamento servem de orientação para os profissionais que atuam no mercado imobiliário e ajudar a mostrar as tendências para o ritmo dos negócios nas imobiliárias e no trabalho dos Corretores de Imóveis.

Compra de imóvel por região

O estudo Datastore Series ressalta ainda que o aumento na intenção de compra de imóvel nos próximos dois anos ocorre praticamente em todas as regiões do Brasil.

Intenção de compra de imóvel por região

1º Sudeste: 31,84% (+1,07%)

2º Centro-Oeste: 31,08% (+0,92%)

3º Brasil: 30,44% (+1,10%)

4º Sul: 30,19% (+1,25%)

5º Nordeste: 28,71% (+0,97%)

6º Norte: 24,75% (+0,87%)

Todas as regiões do Brasil apresentaram forte crescimento da intenção de compras por imóveis. Destaque para Sudeste, Centro-Oeste e Sul que ultrapassam 30%. A maior alta foi no Sul do Brasil. E Nordeste e Norte voltaram a crescer de forma mais pujante.

Para Marcus Araujo, esses dados são indicativos que a saída da pandemia com retomada do consumo passa pela aquisição de imóveis para melhorar a vida, priorizando o convívio com pessoas mais íntimas no ambiente familiar.

“Esse crescimento deve neutralizar o leve aumento dos juros para o crédito imobiliário. O mercado imobiliário continua ascendente”, salienta o CEO da Datastore.

Confira a live do Corretor IBRESP sobre Tendências do Mercado Imobiliário com o CEO da Datastore Marcus Araujo.

A pesquisa Datastore Series é uma pesquisa que apresenta dados do mercado imobiliário com projeções e análises mensais sobre a movimentação do setor. A análise pode ser feita por abrangência nacional, regional, mensal, trimestral, quadrimestral e pode, inclusive, indicar os próximos passos dos compradores de imóveis residenciais.

O Datastore Series é consistente e traz dados coletados com abrangência nacional desde 2007 através uma amostra ultra consistente com mais de mais de 245 mil entrevistas.

Marcus Araujo é autor do best-seller Meu Imóvel, Meu Mundo, criador do algoritmo que pesquisou 648 bilhões de VGV imobiliário e reconhecido como o Mago do Imobiliário. Em 1994 fundou a Datastore, empresa especializada em pesquisas de demanda para o setor imobiliário. Conheça os produtos e serviços no site: www.datastore.com.br

Se você acredita que essa informação é de utilidade pública, aproveite para compartilhar este post com seus amigos.

Post anterior

Conheça as vantagens de fazer parcerias imobiliárias

Parcerias imobiliárias são estratégias importantes para o Corretor de Imóveis aumentar as negociações e conquistar ... Read more

Próximo post

Quando é um bom negócio para o corretor fazer parcerias imobiliárias

Parcerias imobiliárias são estratégias importantes para o Corretor de Imóveis aumentar as negociações e conquistar ... Read more

Ibresp

Recent Posts

Qual a porcentagem do corretor de imóveis?

O corretor de imóveis recebe como honorários uma porcentagem que pode ser de até 10%…

4 dias ago

Quanto um corretor de imóveis ganha de comissão?

Sabia que o corretor de imóveis pode ganhar uma comissão de até 10% e ainda…

6 dias ago

Quanto ganha de salário um corretor de imóveis?

O mercado imobiliário é tradicionalmente reconhecido por oferecer boas remunerações. Confira mais sobre o salário…

2 semanas ago

O que precisa para ser corretor de imóveis?

O mercado imobiliário é amplo e cheio de oportunidades para uma carreira de sucesso. Descubra…

2 semanas ago

Para ser corretor de imóveis, precisa ter faculdade?

Descubra como trabalhar como corretor de imóveis e se precisa ter faculdade ou se o…

3 semanas ago

O que faz e o que é um corretor de imóveis?

O mercado imobiliário é amplo e cheio de oportunidades para o corretor de imóveis ter…

3 semanas ago

This website uses cookies.