Quais os impactos da LGPD no mercado imobiliário?

O mercado imobiliário, assim como outros setores, precisa se adequar e seguir as leis estabelecidas. E a Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD, é uma delas, porém ela ainda é pouco conhecida da maioria.

A  Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) causa impactos nos mais diversos setores, mas você sabe quais são os impactos dessa lei no mercado imobiliário? Então confira neste post!

Afinal, o que é a Lei Geral de Proteção de Dados  (LGPD)

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi criada para atualizar o Marco Civil da Internet, substituindo a Lei n° 12.965/2014. E, conforme o Art. 1º  desta lei:

“Dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural”. 

O descumprimento da LGPD pode custar caro às empresas, que podem ter que pagar multas que chegam até 2% do seu faturamento anual, e limite de multa de até 50 milhões.  

Dessa forma, as empresas precisam se adequar às disposições contidas na lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), inclusive as do mercado de imóveis, como as imobiliárias, por exemplo. 

Principais impactos da LGPD no setor de imóveis

Assim como em outros mercados, o setor de imóveis precisa conhecer os impactos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), como:

Mapeamento de dados

O mapeamento de dados é cada vez mais necessário para evitar perda e vazamento de informações, além de melhorar a organização e evitar papeladas desnecessárias que acumulam na empresa.

Além disso, para seguir as normas estabelecidas pela LGPD, é preciso mapear e revisar os documentos que a imobiliária tem no seu banco de dados. Uma boa organização dos dados permite localizar e excluir dados mais rapidamente quando o cliente solicitar. 

Para uma melhor organização, a imobiliária pode dividir os dados conforme estabelece a  LGPD:

  • Anonimizados: quando não é possível a identificação desses dados.
  • Pessoais: são considerados os dados onde é possível identificar uma pessoa, como o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Identidade (RG).
  • Sensíveis: dados que expõe preferências do cliente, como sua religião, orientação sexual e demais dados que podem  ser considerados sensíveis para serem expostos a terceiros.

Comitê moderador

A organização precisa criar um comitê moderador para fazer a intermediação da comunicação entre governo, titular dos dados e empresa.  

Os profissionais do comitê e responsáveis por fazer essa intermediação precisam ainda orientar os funcionários da imobiliária, para que haja correto uso dos dados coletados e privacidade. 

Com isso, há uma melhora nas práticas de tratamento de dados e governança corporativa.

Aumento da segurança da informação

As empresas do setor de imóveis, como as imobiliárias, lidam com muitas informações e dados dos clientes. 

A segurança da informação ganha ainda mais importância com a  LGPD. Afinal, é imprescindível manter o cuidado com os dados dos clientes, como documentos pessoais, RG, CPF, endereço residencial, contas, contratos, assinaturas, entre outros.

Com uma segurança da informação correta e boas práticas da equipe, diminuem as chances de invasões, vazamento de dados e outras ameaças. 

Otimização do marketing

Outro impacto da LGPD é a otimização do tempo na aplicação das estratégias de marketing para o mercado imobiliário.

Ao utilizar apenas os dados que o cliente permitiu, a imobiliária consegue diminuir o tempo gasto com dados desnecessários.

E na hora de oferecer e vender imóveis, lançamentos e ofertas aos clientes, apenas serão utilizadas informações relevantes e autorizadas pelos leads.

A personalização também fica mais prática, melhorando o relacionamento com o cliente e evitando a massificação. 

Esses são apenas alguns dos impactos causados pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no mercado imobiliário. 

Se antes da LGPD, o setor de imóveis já prezava pelo profissionalismo, após a lei isso ficou ainda mais evidente, tanto para evitar punições do governo, quanto para ter uma boa credibilidade no mercado. 

Assim, imobiliárias e outras empresas do setor precisam investir em melhorias, segurança da informação e orientação dos colaboradores para se adequar a LGPD.

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