Categories: Mercado Imobiliário

As tendências do mercado imobiliário para 2021

A recuperação do mercado imobiliário foi acima do esperado em 2020, mesmo com a pandemia do novo coronavírus. Por isso, muitas empresas e profissionais do setor têm grandes expectativas para este ano, é o seu caso? 

Então confira neste post, as tendências do mercado imobiliário para 2021!

Tendências do mercado imobiliário para 2021: modelo híbrido de trabalho causa crescimento na procura por imóveis maiores

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, o mercado imobiliário teve que se adaptar. Se antes existia muita procura por imóveis do tipo studio, com espaços menores e mais perto dos grandes centros.  Após o início da pandemia e com a consolidação do home office, houve aumento na procura por imóveis maiores e mais afastados nas grandes cidades. 

Segundo pesquisa realizada pela ImovelWeb, o crescimento por imóveis maiores foi de 96% em 2020, sendo uma das tendências do mercado imobiliário para 2021.

Ter um imóvel maior e com espaços bem definidos é o que busca a maioria das pessoas atualmente. Consequentemente, a procura por casas deve aumentar, enquanto a de apartamentos diminuir. 

Em sua maioria, as casas possuem espaços maiores e mais definidos que apartamentos e estúdios, por exemplo. Além disso, casas costumam ter um bom espaço externo, como varanda, quintal.

A busca por imóveis que permitam um cômodo para escritório, também cresce, afinal, o home office tende a ser uma realidade por um bom tempo. Ter mais conforto e privacidade é necessário para trabalhar em casa, o que impacta na busca por imóveis maiores. 

O lazer, que está restrito devido à pandemia, pode ser realizado em casa, nas áreas externas do imóvel. Em contrapartida, em apartamentos isso se torna mais difícil, a não ser em unidades de condomínios que oferecem boa estrutura de lazer. 

Todos esses fatores contribuem para que uma das tendências para este ano seja a locação e compra de imóveis residenciais de casas maiores ou apartamentos com infraestrutura de lazer, espaço para home office e varanda gourmet.

Imóveis com varanda gourmet, por exemplo, tiveram um aumento nas buscas de 128% em julho de 2020, segundo levantamento da Imovelweb.

Áreas para escritório

O home office é uma realidade pós pandemia, e os imóveis que oferecem áreas para escritório também serão cada vez mais procurados, sendo uma das tendências do mercado imobiliário para 2021. 

Muitas pessoas que tiveram que trabalhar home office investiram na reforma dos seus imóveis para comportar essa nova rotina, manter a produtividade, privacidade e qualidade de vida.

Portanto, imóveis com escritório ou facilidade para adequar esse novo espaço, tendem a ser mais buscados em 2021.

Compactos para os mais jovens

Enquanto as famílias tendem a buscar imóveis maiores e em locais mais afastados dos grandes centros, os solteiros e jovens tendem a manter a procura por imóveis mais compactos e em regiões centrais.

Taxa Selic baixa incentiva a compra de imóvel

Muitas pessoas se sentiram motivadas a adquirir um imóvel novo em 2020, e alguns dos principais motivos foi a baixa histórica da taxa básica de juros (Selic) e do financiamento imobiliário. 

Investir em imóveis é uma das tendências que deve continuar em 2021, com a queda da Selic em 2020, que chegou a 2%, e com a queda da taxa de juros dos financiamentos imobiliários, aumentou a busca por esse crédito para adquirir um imóvel no ano passado. 

Dessa forma, quem compra um imóvel à vista ou financiado tem vantagens e benefícios que foram causados pela taxa de juros da Selic e financiamento imobiliário. 

Todos esses fatores alavancaram as vendas de imóveis no ano passado, e a tendência é que esse cenário se mantenha em 2021. 

Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o mercado imobiliário fechou 2020 com um crescimento de 9,8% nas vendas, em comparação a 2019. E esses resultados positivos tendem a se manter em 2021 devido à baixa das taxas de juros e incentivo à aquisição de imóveis. 

A expectativa é que o mercado imobiliário tenha um crescimento entre 5% e 10% neste ano, segundo a CBIC.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então confira o nosso post sobre: “Mercado imobiliário coleciona indicadores positivos mesmo em momento de crise“.

Gostou de saber quais são as tendências do mercado imobiliário para 2021? 

Então, se quiser ficar sempre por dentro das novidades e conteúdos sobre o mercado imobiliário, acompanhe o blog do IBRESP!

Post anterior

Quais os impactos da LGPD no mercado imobiliário?

O mercado imobiliário, assim como outros setores, precisa se adequar e seguir as leis estabelecidas. ... Read more

Próximo post

Receita Federal adia pagamento do Simples Nacional em três meses

Parcelas voltarão a ser pagas em julho em seis prestações Os micro e pequenos empresários ... Read more

Ibresp

View Comments

Recent Posts

Como o corretor pode usar tours virtuais de imóveis?

Com um mercado imobiliário cada vez mais tecnológico os tours virtuais de imóveis são mais…

1 dia ago

Como o corretor pode fazer o checklist da venda de imóveis?

O checklist da venda de imóveis é mais uma estratégia importante para o corretor se…

3 dias ago

Qual a porcentagem do corretor de imóveis?

O corretor de imóveis recebe como honorários uma porcentagem que pode ser de até 10%…

1 semana ago

Quanto um corretor de imóveis ganha de comissão?

Sabia que o corretor de imóveis pode ganhar uma comissão de até 10% e ainda…

1 semana ago

Quanto ganha de salário um corretor de imóveis?

O mercado imobiliário é tradicionalmente reconhecido por oferecer boas remunerações. Confira mais sobre o salário…

2 semanas ago

O que precisa para ser corretor de imóveis?

O mercado imobiliário é amplo e cheio de oportunidades para uma carreira de sucesso. Descubra…

2 semanas ago

This website uses cookies.