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Como usar a análise SWOT no mercado imobiliário

Descubra o que é e como utilizar a análise SWOT no mercado imobiliário para melhorar os seus negócios e vendas

Ter bons resultados profissionais e pessoais requer dedicação e conhecimentos em diversas áreas, porém ao utilizar ferramentas específicas, como a análise SWOT é possível alavancar seus resultados no mercado imobiliário.

A venda de imóveis continua em alta, até mesmo após o aumento da taxa Selic. As vendas entre janeiro e março tiveram um aumento de 6,2% comparado a 2021.

Entretanto, para aproveitar as oportunidades do mercado, é necessário utilizar uma boa estratégia imobiliária, como a análise SWOT também conhecida como técnica FOFA.

Quer saber como utilizar a análise SWOT no mercado imobiliário? Então, acompanhe a leitura deste post.

Por que utilizar uma análise SWOT no seu negócio?

Muitas ferramentas podem ajudar e facilitar diversos processos em uma empresa e na carreira de um profissional, e na gestão imobiliária não é diferente.

É o caso da análise SWOT, abreviação do inglês que significa Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, ou em português Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

A técnica pode ser utilizada para fazer um planejamento com mais assertividade, baseado em uma matriz.

Como aplicar a análise de SWOT?

Agora que você já sabe a importância de ter uma estratégia imobiliária sólida e o uso de SWOT, agora é necessário saber como aplicá-la.

Primeiramente, se você possui uma equipe, o ideal é fazer uma reunião de brainstorming para cada um expor suas ideias, sempre considerando os pontos positivos e pontos negativos com base na realidade e presteza.

Após isso, é necessário para aplicar a análise SWOT:

  1. Defina o objeto de estudo (análise)
  2. Divida seu objeto de estudo em 4 partes, podendo utilizar desde uma folha de papel e até programas como excel para visualizar seu objeto de estudo.

Os quadrados de cima devem ser sobre o ambiente interno, e os de baixo do externo. Os do lado esquerdo devem conter os pontos positivos e oportunidades, e o da esquerda, os pontos negativos e ameaças.

Dessa forma, para fazer a análise SWOT no mercado imobiliário, insira informações como, por exemplo:

Pontos positivos

  • Conhecimento da equipe na região em que atuam
  • Especialidade próprias como avaliação de imóveis, bom relacionamento com os clientes
  • Quantidade de clientes cadastrados
  • Quantidade de imóveis cadastrados ou de contratos realizados

Oportunidades

  • Inserção em sites e portais específicos e na região que a imobiliária atua
  • Parcerias que permitem o aumento de vendas, negócios e clientes
  • Cursos, palestras e consultorias que aumentam o networking e conhecimentos a equipe

Pontos negativos

  • Falta de conhecimento em tecnologias, plataformas inovações do mercado imobiliário
  • Falta de investimento em determinadas áreas que ajudam no crescimento da imobiliária
  • Problemas com qualidade, atendimento, pontualidade, contrato
  • Pouca variedade de serviços, imóveis e soluções aos clientes

Ameaças

  • Crise econômica
  • Aumento das taxas de juros
  • Concorrentes
  • Mudanças legais no mercado imobiliário e nas carreiras da área

A partir disso, é possível analisar o cenário atual da imobiliária e do mercado, facilitando a tomada de decisões, evitando fracassos, a implementação de melhorias e a conquista de metas da imobiliária e de cada colaborador.

Gostou de saber como usar a análise SWOT no mercado imobiliário? Então, aproveite e conheça os cursos do IBRESP e alavanque a sua carreira na área de imóveis. Para mais conteúdos e dicas do mercado imobiliário, acompanhe sempre o blog do IBRESP.

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