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Reconhecimento de firma pode ser feito digitalmente no Brasil

O procedimento de reconhecimento de firma que é tão necessário na documentação imobiliária pode ser realizado de forma online pela internet

O processo de desburocratização de serviços e documentos para facilitar a vida dos brasileiros tem um grande avanço com o anúncio de que o reconhecimento de firma pode ser feito digitalmente em Cartórios de Notas de todo o país.

O procedimento de autenticação de assinatura de documentos, que é tradicionalmente chamado de reconhecimento de firma, pode ser realizado de forma digital pela internet.

A novidade facilita a vida do cidadão, que passa a não precisar mais ir pessoalmente a um cartório para autenticar seus documentos legais, contribuindo para agilizar bastante vários processos, como é o caso da documentação imobiliária.

A assinatura e o reconhecimento de firma em cartório é um procedimento necessário e que atesta a autoria da assinatura em documentos, como na compra e venda de imóveis, automóveis, procurações, participações em sociedades etc.

O serviço foi lançado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), em parceria com o Colégio Notarial do Brasil, permitindo o envio e o reconhecimento eletrônico de assinaturas, completando a migração dos atos notariais e de registro feitos em cartório para a forma online.

Com os avanços das novas tecnologias, o sistema possibilita a assinatura virtual de documentos e o envio para os destinatários pelo mesmo valor do serviço presencial.

Reconhecimento de firma no e-Not Assina

A plataforma e-Not Assina apresenta funcionalidades que atrelam os conceitos de segurança jurídica e segurança digital em que as informações no documento em trânsito e é assinado no próprio ambiente virtual, de forma segura e protegida.

Basta fazer o upload do documento que será assinado na plataforma e indicar quem precisará assiná-lo. O passo seguinte é assinar o documento digitalmente e enviá-lo ao destinatário final. Depois disso, o documento já pode ser usado para os devidos fins.

Para fazer o reconhecimento da assinatura eletrônica, é preciso possuir um certificado digital que identifica o cidadão e que pode ser emitido de graça acessando o site https://www.e-notariado.org.br.

Pela plataforma, já foram emitidos mais de um 1,6 milhão de atos digitais como escrituras públicas de compra e venda de imóveis, doação, partilha, inventário, união estável, além de procurações, testamentos e autenticações de documentos.  As informações são da agência Brasil.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

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