O corretor que atua como avaliador de imóveis precisa de formação específica para tirar o registro no CNAI e fazer avaliações mercadológicas.
O CNAI é um registro imprescindível para o avaliador de imóveis atuar no mercado imobiliário para determinar os preços de mercado de propriedades de qualquer tipo.
Além do curso TTI de formação profissional para corretor de imóveis e do curso avaliação de imóveis, o profissional também deve fazer seu registro de avaliador imobiliário. Entenda como funciona.
Um dos requisitos para começar a atuar no mercado imobiliário como avaliador de imóveis é se registra no CNAI (Cadastro Nacional de Avaliadores de Imobiliários), mantido pelo COFECI (Conselho Federal de Corretores de Imóveis).
Assim como o corretor de imóveis precisa tirar o CRECI após concluir o curso TTI, o avaliador de imóveis precisa realizar a sua inscrição junto ao CNAI, quando terminar seu curso de formação em avaliação de imóveis.
Ao fazer a solicitação no CNAI, é necessário pagar a taxa de inscrição, que pode variar conforme o período e o registro tem validade de três anos.
Para realizar a inscrição, o corretor precisa apresentar cópia autenticada do Diploma do TTI ou de Curso Superior em Gestão Imobiliária ou ainda Certificado do Curso de Avaliador e uma foto 3×4.
O prazo médio entre o pedido de inscrição e a finalização do registro costuma levar em torno de 30 dias.
Para que serve o CNAI?
Para emitir o documento que estabelece o valor comercial de uma propriedade, o PTAM (Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica), o avaliador de imóveis precisa informar o seu registro no CNAI.
O documento emitido pelo avaliador de imóveis é necessário em diversas situações, como no caso de uma propriedade em disputa judicial, por exemplo.
O PTAM contém informações importantes do imóvel que justificam o seu preço de mercado para representações de compra ou venda.
Durante a avaliação imobiliária, o profissional pode verificar se o valor da propriedade corresponde ao seu preço real de mercado.
Para produzir o PTAM, o avaliador analisa o imóvel em diversos fatores, como sua condição geral, localização, área construída, terreno, quantidade de cômodos, benfeitorias e outros pontos importantes.
O que é preciso para ser um avaliador de imóveis?
Para ser um avaliador de imóveis, primeiro o profissional precisa ser um corretor de imóveis, incluindo:
- Ser maior de 18 anos
- Ter o ensino médio completo
- Realizar o Técnico de Transações Imobiliárias (TTI) ou curso relacionado
- Ter registro no CRECI
- Realizar curso de formação em avaliação de imóveis
- Ter registro no CNAI
Como você pode perceber, o registro no CNAI é apenas um dos passos para ingressar na promissora área de avaliação de imóveis.
No IBRESP, o corretor pode fazer o curso em Avaliação de Imóveis e atuar em duas áreas promissoras do mercado imobiliário.
O curso Avaliação de Imóveis é rápido e 100% online, com duração de 34 horas, na modalidade EAD (ensino a distância), com total flexibilidade para os seus estudos.
Ao ter o curso de avaliador e registro no CNAI, as oportunidades no mercado imobiliário crescem, sendo possível aumentar consideravelmente o número de clientes e os seus honorários.
Faça o curso Avaliação de Imóveis do IBRESP para conquistar o CNAI e aumento os seus ganhos fazendo avaliações imobiliárias.
Que tal iniciar uma carreira de sucesso no mercado imobiliário? Faça o curso TTI do IBRESP para se tornar Corretor de Imóveis.
Confira o blog do IBRESP e fique por dentro de novidades e conteúdos sobre o mercado imobiliário.
O que precisa para ser um bom fotógrafo de imóveis
A fotografia imobiliária valoriza os anúncios de imóveis e ajuda a atrair mais clientes. Saiba ... Read more
Como o corretor pode trabalhar online na venda de imóveis
Trabalhar online na venda de imóveis é uma estratégia importante para o corretor se destacar ... Read more
Sem comentários