Categories: Mercado Imobiliário

Inteligência artificial será exigência nas moradias

Mercado ainda encara a automação como luxo, mas em breve será indispensável para a venda

A tecnologia em casa não deve ser vista apenas como um luxo, pois além das praticidades que pode permitir aos moradores, também interfere na economia e sustentabilidade de um lar.

Apesar de ainda ser um serviço de custo relativamente alto e, portanto, mais voltado às classes alta e média alta, a utilização de sistemas automáticos deve ser estudada. Isso porque o investimento pode impactar em um controle e diminuição de gastos – fator importante na decisão pelo imóvel.

O diretor global de inovações da Vector ITC Group, Rafael Conde Del Pozo, destaca que tanto a automação quanto a inteligência artificial conseguem garantir o mesmo objetivo de economia. No entanto, ele ressalta a diferença entre as duas tecnologias. Enquanto a automação depende da utilização de controles, como tablets e smartphones, um sistema de inteligência artificial analisa as condições do ambiente e se ajusta sozinho às mudanças.

“A grande revolução virá com inteligência artificial aplicada a essa conexão entre o homem e os dispositivos, de modo que não precisaremos usar equipamentos móveis para ligar ou desligar as luzes, pois as próprias luzes saberão quando isso deverá ser feito, bem como quando precisarão reduzir o brilho”.

Pozo destaca que tudo é feito com base na análise do nosso comportamento e nos dados dos sensores. “Eles podem identificar se nossos olhos precisam de mais luz; ao dormimos apagam as luzes; se nos movêssemos pela casa as ativam; abrem as portas e ajustam a temperatura de forma que seja ideal para o corpo”.

O diretor, porém, ressalta que ainda estamos nos estágios preliminares da implantação dessas tecnologias. “Talvez estejamos em um momento em que essa mudança ainda não tenha sido percebida como uma ferramenta que permite reduzir custos, mas apenas melhorar a qualidade de vida”.

Casos de economia

Em casas que contam com dispositivos de automação, os moradores podem controlar tudo de maneira remota, o que garante que nada tenha sido esquecido ligado e, dessa forma, evitam desperdícios desnecessários.

“Pense em quantas vezes alguém já foi dormir, viajar, trabalhar e ficou na dúvida se desligou o ar-condicionado ou apagou as luzes?  Com a automação, de qualquer lugar você pode enviar um comando para desligar um equipamento, “diz Tiago Munari sócio-diretor da TKhouse.

Mas, segundo ele, o refinamento do sistema pode ser maior. “Existe a possibilidade, por exemplo, de diminuir em 10% a intensidades de luz. Com isso, a vida útil da lâmpada aumenta consideravelmente, além de gerar uma economia na conta, sem que seja percebida uma redução na intensidade (da luz)”, complementa Munari.

Post anterior

5 dicas para vender imóvel na planta de forma ágil

Confira todas as dicas e tenha sucesso nas vendas. Os imóveis na planta passaram a ... Read more

Próximo post

Como causar uma boa impressão de imediato

Você já conhece o ditado e sabe que ele é real – a primeira impressão ... Read more

Ibresp

Recent Posts

Comprar um imóvel é prioridade para as famílias no Brasil

A conquista da casa própria é o maior sonho de muitas pessoas. Saiba por que…

2 dias ago

Por que corretor de imóveis é a profissão da moda?

Muitas pessoas procuram uma área de destaque e com possiblidade de altos ganhos. Descubra por…

4 dias ago

Faixa 4 do Minha Casa Minha Vida agita vendas de imóveis

O programa habitacional atende famílias com renda até R$ 12 mil. Veja como a Faixa…

1 semana ago

Como se tornar um corretor respeitado e admirado no mercado?

A conquista do sucesso profissional requer esforço e conhecimento. Saiba como se tornar um corretor…

2 semanas ago

Drones são ferramentas importantes no mercado imobiliário

Belas imagens de imóveis ajudam o corretor a fazer mais negócios, por isso os drones…

2 semanas ago

IBRESP atinge marco de 50 mil Corretores de Imóveis formados

Há 15 anos o IBRESP é grande referência na formação e capacitação de Corretores de…

3 semanas ago

This website uses cookies.