Categories: Mercado Imobiliário

Entenda como é o trabalho de um avaliador de imóveis

Quando você vai comprar uma casa, alugar um apartamento para as férias ou mesmo uma sala para montar seu escritório, um corretor de imóveis, a imobiliária ou o dono do imóvel passa o valor dessa transação. Mas no que esse valor é baseado? O dono pode pedir o quanto quiser? Quais são os critérios para determinar o preço de uma casa, sala ou apartamento?

A resposta para todas essas perguntas começa na mesma pessoa: o avaliador de imóveis. Ele é o profissional que determina quanto custa um imóvel, analisando as condições e o mercado imobiliário para chegar a um valor.

Como é o trabalho de um avaliador de imóveis e como você pode se tornar um? Confira nesse texto!

O que faz um avaliador de imóveis?

Avaliadores de imóveis são necessários em todo tipo de terreno ou imóvel – seja uma casa em condomínio, uma quitinete no centro ou uma grande fazendo no interior. Os serviços desse profissional podem ser requisitados por muitos motivos. Entre eles, a avaliação feita em casos de divisão de herança. Afinal, a partilha deve ser justa para todos e, por isso, é necessário saber o quanto vale o imóvel em questão.

Fazer essa avaliação não é uma tarefa fácil, porque não é possível se basear em uma fórmula pronta de valor por metro quadrado. O avaliador, que visita no mínimo duas propriedades por semana para calcular seus preços, entrega ao final de sua análise um laudo de avaliação imobiliária. Esse documento, que descreve todas as características da construção e do terreno – incluindo quantos clubes e igrejas existem na vizinhança – pode ultrapassar duzentas páginas de informação.

Ou seja, é um trabalho árduo. Todos os detalhes de uma construção – rede elétrica, manutenção, tamanho, localização etc. – podem influenciar no preço de um imóvel e o avaliador deve explicar tudo muito bem para justificar sua avaliação. Um trabalho difícil assim com certeza precisa de muito preparo.

Como se tornar um avaliador de imóveis?

É possível se tornar um avaliador de imóveis através do curso de Avaliação de Imóveis da Ibresp. O objetivo do curso é capacitar profissionais do mercado imobiliário e áreas afins para que eles saibam fazer avaliações imobiliárias mercadológicas.

O curso tem duração de 30 (trinta) dias e o aluno estuda através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) , onde deve ter 75% (setenta e cinco por cento)  de aproveitamento de estudos para ser aprovado.

O conteúdo do curso de Avaliação de Imóveis é estruturado de modo que garanta a aquisição do conhecimento necessário de forma prática e fácil, com aulas interativas e exercícios de fixação.

Profissionais de qualquer área podem realizar o curso, mas para ter o seu registro no CNAI (Cadastro Nacional de Avaliadores de Imóveis) é necessário ser um corretor de imóveis, possuir o certificado de conclusão do curso de Avaliação de imóveis e estar inscrito e em dia com suas obrigações financeiras junto ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis.

Ser um avaliador de imóveis é mais uma opção para quem quer trabalhar no mercado imobiliário. Com dedicação e a capacitação correta, você conseguirá dar mais esse passo em sua carreira.

Post anterior

Condomínios diferenciados aquecem mercado imobiliário

Condomínios que ofereçam praticidade, conforto e segurança. Esses são os itens mais procurados atualmente por ... Read more

Próximo post

Como o corretor de imóveis pode ter mais qualidade de vida

A rotina é corrida e inclui ir de um lado ao outro visitando imóveis em ... Read more

Ibresp

View Comments

  • Esse conteúdo realmente me fez pensar de outro maneira em relação a isso. Estava pesquisando e encontrei esse site, valeu mesmo a pena. Grata!

Recent Posts

Como o corretor pode fazer o checklist da venda de imóveis?

O checklist da venda de imóveis é mais uma estratégia importante para o corretor se…

3 horas ago

Qual a porcentagem do corretor de imóveis?

O corretor de imóveis recebe como honorários uma porcentagem que pode ser de até 10%…

5 dias ago

Quanto um corretor de imóveis ganha de comissão?

Sabia que o corretor de imóveis pode ganhar uma comissão de até 10% e ainda…

1 semana ago

Quanto ganha de salário um corretor de imóveis?

O mercado imobiliário é tradicionalmente reconhecido por oferecer boas remunerações. Confira mais sobre o salário…

2 semanas ago

O que precisa para ser corretor de imóveis?

O mercado imobiliário é amplo e cheio de oportunidades para uma carreira de sucesso. Descubra…

2 semanas ago

Para ser corretor de imóveis, precisa ter faculdade?

Descubra como trabalhar como corretor de imóveis e se precisa ter faculdade ou se o…

3 semanas ago

This website uses cookies.