Categories: Mercado Imobiliário

Vendas de imóveis crescem apesar de queda nos lançamentos

Sabia que mesmo com a queda dos lançamentos, as vendas de imóveis crescem? Então confira as os números desse cenário e as tendências para o setor!

As vendas no mercado imobiliário cresceram, mesmo diante do cenário atual — a pandemia causada pelo novo Coronavírus e queda nos lançamentos de imóveis. 

O setor imobiliário se mantém aquecido, principalmente pelas vendas de imóveis, que cresceram 8,4% no terceiro trimestre de 2020, quando comparado ao mesmo período do ano anterior, conforme mostra a pesquisa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). 

Queda nos lançamentos: vendas no mercado imobiliário crescem

As vendas de imóveis crescem, mesmo com a queda nos lançamentos que ocorreram no terceiro trimestre de 2020. Nesse período, foram 47.919 unidades lançadas pelas incorporadoras, e na comparação anual houve uma baixa de 10,5%. 

Entretanto, no mesmo período de 2020, as vendas de imóveis foram de 43.912 unidades, um crescimento de 23,7%, em  relação ao mesmo período de 2019.

Já se comparado os 9 primeiros meses do ano, o número de lançamentos do setor de imóveis foi de 118.886 unidades, uma queda de 27,9% ao ano anterior. Contudo, no mesmo período de 2020, houve um crescimento nas vendas de 8,4%, com 118.873 unidades vendidas.

Apesar do aumento nos lançamentos de imóveis no terceiro semestre, ainda não foi suficiente para reverter a queda de 44% do primeiro semestre deste ano. 

O mercado imobiliário está bem mais otimista que outros setores, pois mesmo com um cenário que requer prudência, o setor de imóveis cresce e possibilita oportunidades para as empresas e profissionais da área. 

Cautela dos empresários justifica a baixa nos lançamentos

O mercado imobiliário possui bons indicativos de recuperação e crescimento, mesmo com queda nos lançamentos. Essa baixa se justifica, pois a maioria dos empresários está cautelosa, apesar do otimismo de grande parte deles. 

O principal motivo da cautela dos empresários do setor é devido ao custo dos insumos para construção. 

Mesmo assim, o setor está otimista para 2021, pois, com as vendas realizadas em 2020, será possível manter o crescimento, empregos e renda.

Tendências para o mercado imobiliário pós pandemia

A maioria dos setores vai ter que se adaptar a uma nova forma de exercer suas atividades pós pandemia, e o mercado de imóveis é um deles. 

Por isso, mesmo com queda nos lançamentos e vendas em crescimento, é preciso ficar atento às tendências do mercado, como:

Home office

O home office é uma tendência pós pandemia. Consequentemente, deve aumentar a busca por imóveis com espaço adequado para trabalhar em casa. 

Além disso, segundo especialistas, a busca por imóveis corporativos maiores também deve crescer, devido a necessidade de oferecer mais conforto e segurança para os colaboradores. 

Mudança nas plantas dos imóveis

Com o home office e isolamento social, as famílias puderam ficar mais tempo em casa, e, consequentemente, surgiu a necessidade de mais espaços e áreas de convivência. 

Logo, a mudança nas plantas das novas construções deve ser uma tendência causada pela procura de imóveis com essas características. 

Uso da tecnologia para auxiliar no atendimento e vendas

O uso da tecnologia já é uma realidade no mercado imobiliário, porém essa tendência deve crescer pós pandemia, já que as vendas e atendimento online se tornaram realidade no setor. 

Deve aumentar o uso de soluções para melhorar e deixar mais dinâmico o processo de atendimento e vendas. Algumas dessas tecnologias permitem:

Visitas e atendimento via chamada de vídeos 

Vídeos 3D dos imóveis

Assinatura digital de contratos 

Chatbot para simplificar e agilizar o atendimento

Aumento na procura por imóveis maiores

Profissionais que já aderiram ao home office tendem a sentir necessidade de ter mais espaço para trabalhar e se divertir.

Assim, é provável que haja um aumento na procura por condomínios que possuem áreas de lazer e entretenimento, espaços para coworking e imóveis maiores que permitam tranquilidade e conforto para trabalhar e descansar. 

Valorização de imóveis maiores e longe do centro

Se antes os imóveis menores e localizados nos grandes centros eram muito procurados. Pós pandemia essa tendência deve ser o oposto, com o aumento e  valorização de imóveis maiores e mais afastados do centro. 

Com isso, regiões que permitem maior qualidade de vida, áreas verdes e com pouco trânsito devem ser a prioridade de muitas pessoas pós pandemia. 

Gostou de saber como as vendas de imóveis crescem e das tendências do setor? 

Então aproveite e confira nosso post “Mercado imobiliário coleciona indicadores positivos mesmo em momento de crise”!

Post anterior

Por que treinar e desenvolver os corretores da sua imobiliária?

Treinar e desenvolver os corretores da sua imobiliária é muito importante, sabia? Então confira os ... Read more

Próximo post

6 passos para ser um corretor de imóveis mais qualificado

A carreira no setor de imóveis  possui muitas oportunidades, sabia? Então confira os 6 passos ... Read more

Ibresp

Recent Posts

Qual a porcentagem do corretor de imóveis?

O corretor de imóveis recebe como honorários uma porcentagem que pode ser de até 10%…

4 dias ago

Quanto um corretor de imóveis ganha de comissão?

Sabia que o corretor de imóveis pode ganhar uma comissão de até 10% e ainda…

6 dias ago

Quanto ganha de salário um corretor de imóveis?

O mercado imobiliário é tradicionalmente reconhecido por oferecer boas remunerações. Confira mais sobre o salário…

2 semanas ago

O que precisa para ser corretor de imóveis?

O mercado imobiliário é amplo e cheio de oportunidades para uma carreira de sucesso. Descubra…

2 semanas ago

Para ser corretor de imóveis, precisa ter faculdade?

Descubra como trabalhar como corretor de imóveis e se precisa ter faculdade ou se o…

3 semanas ago

O que faz e o que é um corretor de imóveis?

O mercado imobiliário é amplo e cheio de oportunidades para o corretor de imóveis ter…

3 semanas ago

This website uses cookies.