Categories: Mercado Imobiliário

Qual melhor tipo de imóvel para investir?

Tipo de imóvel para investir: usado, comercial na planta ou quem sabe terreno?

Entra ano, sai ano, muda o cenário político e as taxas de câmbio, mas não adianta, o investimento em imóveis sempre e foi, e sempre será, um dos melhores negócios do mercado. No entanto, cada tipo de imóvel tem seus prós e contras, por isso vale a pena, no caso do investidor, avaliar todas as hipóteses para escolher qual a que mais se encaixa em seu objetivo, e no caso do corretor, estar a par de todas as características de cada um para melhor saber orientar o seu cliente. Imóvel pronto, imóvel na planta, imóvel usado, terreno: veja como a informação pode melhorar a qualidade do seu negócio para conseguir os melhores resultados.

Imóvel usado

Ele é um tipo de imóvel mais barato para investir  do que os lançamentos, já foi usado anteriormente por uma ou vários proprietários e já está pronto para o uso. A vantagem é que, além do preço mais em conta, há também mais margem de negociação com o proprietário. Por outro lado, desde que não precise de reforma basta se mudar e morar, e geralmente têm a área maior do que a dos novos empreendimentos.

A parte negativa corre por conta de alguns riscos, como a possibilidade de haver pendência judicial que impeça a transferência do imóvel para o comprador, como partilha de bens, inventário etc; possíveis irregularidades no projeto da casa ou do apartamento; se ainda estiver ocupado pelos antigos moradores e problemas estruturais, de umidade ou rachaduras camuflados por uma pintura nova.

Imóvel na planta

Ele apresenta uma bela economia na hora da compra porque é comercializado antes mesmo de começar a ser construído. Mas apesar dos benefícios de ter o processo de financiamento facilitado, de todas as instalações novinhas já que o comprador será o primeiro morador, da alta liquidez dependendo de sua localização e maior tempo para o seu planejamento, é preciso muita atenção aos ricos que acompanham o imóvel na planta.

Um deles é a obra ser embargada por conta de irregularidades, que podem ser na planta, em relação ao terreno, problemas estruturais da obra, à documentação ou a licenças. Outros são a alteração na metragem dos cômodos, a má qualidade da construção, troca de materiais de acabamento por outros de qualidade inferior, demora na entrega e reajustes não previstos no contrato. Há ainda a possibilidade de a construtora abrir falência durante a construção do imóvel.

Imóvel comercial

Quando se pensa imóvel para investir, depois do residencial, logo se pensa no comercial.

Pode ser usado ou alugado pelo comprador com a finalidade exclusiva de abrigar empresas ou pontos comerciais. Entre os benefícios estão os contratos de locação mais longos, o mercado em expansão e sua crescente valorização, e a grande rentabilidade do imóvel. No entanto, os pontos negativos é que os imóveis comerciais estão mais sujeitos às variações econômicas e à inadimplência do locatário, têm mais dificuldades de locação e têm também taxas maiores de condomínio e custos de manutenção.

Terreno

Se a ideia é construir ou implantar algum negócio, como um galpão ou estacionamento, a compra de um terreno é a melhor opção. Entre as vantagens estão o fato de poder ampliar a construção de acordo com a legislação vigente dentro das dimensões do terreno, economizar até 30% em relação à compra de uma casa pronta já que não tem área construída, e ainda pode programar a construção de forma personalizada, com as medidas que quiser e no tempo desejado.

Os pontos negativos são alguns cuidados que o comprador deve ter antes de adquirir o terreno. Pra isso ele deve ficar esperto em relação aos problemas mais comuns, eu são possíveis na documentação lote, loteamento não finalizado e sem alvará para a construção, localização desvalorizada e com pouca perspectiva de crescimento e ou estar localizado em áreas de proteção ambiental ou que não permitem construções por algum motivo. Estes itens devem ser checados junto à Prefeitura e aos órgãos competentes.

De posse dessas informações fica muito mais fácil fazer a escolha certa ou orientar seus clientes de forma adequada, agregando valor à carreira do corretor de imóveis.
Quer saber mais sobre investimento em imóveis? Compartilhe conosco sua dúvida aqui nos comentários e nós responderemos com outro post! Mas se quer vender imóveis, aprenda a ser o melhor corretor.

Próximo post

Como ter carteira de estágio CRECI

Ingressar na profissão de corretor de imóveis é o sonho de muitos jovens e adultos ... Read more

Ibresp

Recent Posts

Como o corretor pode usar tours virtuais de imóveis?

Com um mercado imobiliário cada vez mais tecnológico os tours virtuais de imóveis são mais…

3 dias ago

Como o corretor pode fazer o checklist da venda de imóveis?

O checklist da venda de imóveis é mais uma estratégia importante para o corretor se…

5 dias ago

Qual a porcentagem do corretor de imóveis?

O corretor de imóveis recebe como honorários uma porcentagem que pode ser de até 10%…

1 semana ago

Quanto um corretor de imóveis ganha de comissão?

Sabia que o corretor de imóveis pode ganhar uma comissão de até 10% e ainda…

2 semanas ago

Quanto ganha de salário um corretor de imóveis?

O mercado imobiliário é tradicionalmente reconhecido por oferecer boas remunerações. Confira mais sobre o salário…

2 semanas ago

O que precisa para ser corretor de imóveis?

O mercado imobiliário é amplo e cheio de oportunidades para uma carreira de sucesso. Descubra…

3 semanas ago

This website uses cookies.